Reunião realizada nesta sexta-feira (28) com os chefes de departamentos da Procuradoria-Geral de Justiça marcou o início das atividades para a construção do Plano de Trabalho Anual (PTA) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do próximo exercício. O PTA é um dos instrumentos gerenciais da peça orçamentária.
Na abertura dos trabalhos, a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, Hellen Uliam Kuriki, ressaltou que desde 2019 o MPMT vem aprimorando o processo de construção da peça orçamentária. Além da capacitação e sensibilização das pessoas envolvidas na atividade, também foram mapeados os processos de trabalho e realizados investimentos no desenvolvimento de sistema tecnológico para apoio.
“A peça orçamentária é uma construção coletiva que tem como bússola o Planejamento Estratégico Institucional, onde estão definidas as prioridades da instituição. As despesas serão alocadas no PTA de acordo com as necessidades nas perspectivas da sociedade, de governança, transformação digital e de desenvolvimento de pessoas”, afirmou.
O diretor-geral do MPMT, Ricardo Dias Ferreira, assegurou que as bases para construção e controle da peça orçamentária vêm sendo aprimoradas a cada ano. “Passamos a contar com o Sistema Informatizado de Apoio à Gestão da Execução Orçamentária (SIAGEO), que permite o acompanhamento e eventual correção de rumo na execução do orçamento”, destacou.
Enfatizou ainda que o histórico de execução do orçamento geral do MPMT apresenta índices satisfatórios. Em 2021 foi de 90%, 2022 (93%) e 2023 (92%). Conforme o cronograma apresentado na reunião, os executores das unidades orçamentárias terão de 01 a 15 de julho para preencher as Fichas de Planejamento Individual no SIAGEO. De 16 a 24 serão realizados os ajustes para apresentação e aprovação do Colégio de Procuradores de Justiça.
Fonte: Ministério Público MT – MT