Connect with us

MATO GROSSO

Evento de gastronomia reúne chefs nacionais e regionais para valorizar a cultura mato-grossense

Publicado

em

A 10ª edição do Pantanal Cozinha Brasil oferece uma programação que valoriza a cultura gastronômica mato-grossense, de terça (01.10) a sexta-feira (05.10), em Cuiabá e Várzea Grande. O evento, considerado o maior de gastronomia no Centro-Oeste, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

“A gastronomia é um segmento da economia criativa que tem possibilidades de conexões com os mais diversos setores relacionados à cultura. É um conhecimento que evidencia aspectos culturais mato-grossenses, sobretudo dos povos tradicionais”, expressa a secretária adjunta de Cultura da Secel, Keiko Okamura

Com o peixe Pintado definido como ingrediente do ano, a programação começa nesta terça (01.10), às 19h, com palestra e degustação para convidados. De terça (02.10) a sábado (05.10), acontecem os almoços e jantares com chefs nacionais nos restaurantes participantes do evento.

Na quinta (03.10) e na sexta-feira (04.10), às 10h e às 15h, o público pode participar das oficinas de culinária com degustação e harmonização de vinhos, que serão realizadas na unidade do Senac no bairro Boa Esperança, em Cuiabá, e na Univag, em Várzea Grande. As inscrições são feitas pelo link AQUI

Fazem ainda parte da programação bate papo gratuito aberto ao público com o chef confeiteiro Rodrigo Ribeiro do Ara, e ainda churrasco para convidados em homenagem ao empresário Marco Túlio, escolhido como personalidade do ano no evento. A programação completa pode ser conferida no site www.pantanalcozinhabrasil.com.br/.

De acordo com o professor de gastronomia e curador do evento, João Carlos Caldeira, o evento tem como missão fortalecer a cultura gastronômica de Mato Grosso e do Brasil, fomentar intercâmbio entre chefs de cozinha, trazer tendências da culinária e buscar a valorização da cultura e produtos regionais.

“É preciso olhar para o mundo, sem esquecer nosso quintal. Na 10ª edição, o objetivo é valorizar nossos produtos, nossos restaurantes e a nossa culinária”, destaca.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Projeto Reconstruindo Sonhos promove atividades de incentivo à reinserção social

Publicado

em

Por

A Penitenciária Major Zuzi, em Água Boa (730 km de Cuiabá), iniciou nesta sexta-feira (04.10) a segunda edição do Projeto Construindo Sonhos, com a participação de 15 reeducandos. O projeto visa promover atividades, rodas de conversa, troca de experiências e incentivar a reintegração social.

As atividades vão ocorrer em seis semanas, com dois encontros semanais. Depois, os reeducandos participarão de um curso de qualificação, realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Como parte dos encontros, serão propostas rodas de conversas com trocas de experiências, além de momentos com uma assistente social e psicólogas da unidade, a fim de passar orientações de convívio social aos presos. A iniciativa visa discutir temas como valores, espiritualidade, trabalho, relações interpessoais e futuro.

O diretor da Penitenciária, Gilberto Antonio de Oliveira, destaca a importância de ações como esta para a ressocialização dos presos, reinserção no mercado de trabalho e diminuição da reincidência criminal.

“Esse projeto vai atender os recuperandos que estão próximos de sair, então ao realizarem o curso, eles vão ser preparados para retornar à sociedade, para voltar a conviver com a gente, e além de ter um preparo psicológico e orientações, eles também vão ser qualificados. Então, à medida que eles forem saindo, eles vão ter oportunidade de tanto ser inserido no mercado de trabalho, como estar bem preparados para voltar a conviver em sociedade psicologicamente”, afirma.

Os presos que participam do projeto foram escolhidos de acordo com o comportamento e a disciplina apresentados no período de privação de liberdade, e também considerando o ofício anterior e o tempo restante de pena.

Com a realização do curso após os encontros, eles terão a pena reduzida (um dia de pena a cada 12 horas de curso), de acordo com a Lei de Execução Penal (nº 7.210/1984).

A abertura do evento contou com a presença de autoridades e representantes de instituições que apoiam o projeto. Entre eles estavam o promotor de Justiça, Roberto Arroio Farinazzo Júnior, o secretário municipal de administração, Sebastião Antônio Lopes, a secretária municipal de Serviço Social, Valquíria Soares Dantas Ferreira, o vice-presidente do Conselho de Segurança Pública Municipal (Conseg), Geison Bissolotti, o major da Polícia Militar, Salmon Hilário Ribeiro, e o delegado regional da Polícia Civil, Valmon Pereira da Silva, além de servidores e multiplicadores envolvidos na aplicação do programa

O projeto Reconstruindo Sonhos é uma iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso, e conta com parceria da Sesp-MT, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Fundação Nova Chance (Funac) e o Instituto Ação Pela Paz.

*Sob supervisão de Fabiana Mendes

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora