Connect with us

MUNDO

EUA: tiroteio deixa 3 mortos na Flórida; polícia fala em crime de ódio

Publicado

em

Tiroteio deixou 3 mortos na Flórida (EUA) nesse sábado (26)
Reprodução/WJXT/CNN – 26.08.2023

Tiroteio deixou 3 mortos na Flórida (EUA) nesse sábado (26)

Um tiroteio na cidade de Jacksonville, na Flórida, nos Estados Unidos, deixou três mortos nesse sábado (26). Um homem branco teria invadido uma loja da rede Dollar General e atirado contra as vítimas em um episódio que a polícia descreveu como motivado por questões raciais.

“Este tiroteio foi motivado por questões raciais e ele odiava negros”, afirmou o xerife de Jacksonville, T.K. Waters, durante coletiva de imprensa.

Segundo Waters, após o ataque, o atirador tirou a própria vida, mas deixou evidências de sua “ideologia de ódio repugnante” e da motivação do tiroteio. Ele disse acreditar que o criminoso agiu sozinho e que teria escrito “vários manifestos” sobre ódio antes do ocorrido.

As armas apreendidas tinham desenhos de suásticas nazistas, conforme a agência de notícias Reuters .

Todas as vítimas eram negras. Além disso, o ataque a tiros ocorreu a poucos metros da Edward Waters University, uma faculdade historicamente negra. Os alunos que moram no campus receberam orientação para permanecerem dentro de suas residências.

A prefeita de Jacksonville, Donna Deegan, disse que o suspeito do ataque estava escondido na loja após abrir fogo e deixar “várias fatalidades”.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse que o crime é “inaceitável”. “O tiroteio, baseado no manifesto que descobriram do canalha que fez isso, teve motivação racial. Ele tinha como alvo pessoas com base em sua cor. Isso é totalmente inaceitável”, afirmou.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora