Uma forte tempestade de inverno atingiu várias regiões dos Estados Unidos nessa terça-feira (9), deixando ao menos quatro mortos e mais de 800 mil residências e empresas sem energia elétrica, segundo informações do New York Times. Centenas de voos precisaram ser cancelados.
Duas vitímas são do Alabama, uma da Geórgia e outra da Carolina do Norte. Na Flórida, árvores foram derrubadas, edifícios danificados e telhados arrancados. Nessas regiões, doze tornados foram registrados.
As chuvas torrenciais, somadas às nevascas do inverno, fizeram com que o governador de Nova Jersey, Phil Murphy, decretasse estado de emergência.
O Serviço Meteorológico dos EUA alertou sobre possíveis inundações em partes de Long Island, no estado de Nova York. De acordo com a CBS News, pelo menos dez pessoas tiveram que ser resgatadas de veículos presos nas enchentes no condado de Prince George, em Maryland – uma delas em estado grave. Até o momento, houve o registro de quatro mortes ligadas à tempestade.
O avião da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, estava em voo e precisou ser desviado de sua linha de pouso habitual, dirigindo-se ao Aeroporto Internacional de Dulles, em Virgínia, após uma mudança repentina na direção do vento.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.