O estado de Tennessee foi um dos mais afetados pelas condições climáticas extremas dos últimos dias. De acordo com a Tennessee Emergency Management Agency, até o momenot foram registradas 15 vítimas fatais no local.
O governador Bill Lee postou uma mensagem de agradecimento a socorristas e voluntários que estão auxiliando nas buscas por sobreviventes e também nos cuidados com as pessoas feridas.
“Obrigado às autoridades locais, socorristas e voluntários que continuam a servir seus companheiros tennesseanos após a perda de vidas e danos significativos causados por tempestades. O Tennessee é resiliente e vamos reconstruir juntos”, escreveu na sua ocnta oficial do Twitter.
Thank you to the local officials, first responders & volunteers who continue to serve their fellow Tennesseans following loss of life & significant storm damage. Tennessee is resilient, and we will rebuild together. pic.twitter.com/wB5IjluPuL
As tempestades também causaram mortes nos estados de Mississipi, Alabama e Arkansas, onde, de acordo com autoridades, cinco pessoas morreram entre sexta e domingo.
EUA. Tornado ‘catastrófico’ de Arkansas se move pela área de Little Rock; Tennessee, Iowa, Illinois afetados por tornados. pic.twitter.com/GWhqv59GWR
O tornado também foi responsável pela queda do teto de um teatro, onde acontecia um festival de death metal, no Apollo Theater, na cidade de Belvidere, no estado de Illinois. O evento contava com a participação da banda brasileira Crypto. Na ocasião, uma pessoa morreu e outras 28 ficaram feridas.
“Estamos vivas e seguras! Todas as bandas da tour estão seguras e bem! Obrigada pela preocupação! Um tornado passou em cima da casa de show assim que saímos do palco, perdemos nosso motorhome, mas estamos bem!”, escreveu a banda em publicação nas redes sociais.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.