O governo dos Estados Unidos enviou nesta semana armamentos apreendidos no Irã para as forças armadas da Ucrânia. De acordo com o Comando Central dos EUA (Centcom, na sigla em inglês), aproximadamente 1,1 milhão de cartuchos de 7,62 mm foram enviados.
Segundo o órgão, o governo estadunidense obteve a propriedade destas munições em julho deste ano, através de pedidos de confisco civil do Departamento de Justiça dos EUA contra o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã.
“Os EUA estão empenhados em trabalhar com os seus aliados e parceiros para combater o fluxo de ajuda letal iraniana na região por todos os meios legais, incluindo sanções dos EUA e da ONU e através de interdições. O apoio do Irã aos grupos armados ameaça a segurança internacional e regional, as nossas forças, o pessoal diplomático e os cidadãos da região, bem como os dos nossos parceiros”, afirma o Centcom.
Há alguns meses, o governo do presidente Joe Biden vem estudando formas de enviar legalmente as armas apreendidas no Irã para a Ucrânia.