Connect with us

MUNDO

EUA enviam armas e munições apreendidas no Irã para a Ucrânia

Publicado

em

Governo Biden libera armas iranianas para a Ucrânia
Reprodução/Twitter/POTUS

Governo Biden libera armas iranianas para a Ucrânia

O governo dos Estados Unidos enviou nesta semana armamentos apreendidos no Irã para as forças armadas da Ucrânia. De acordo com o Comando Central dos EUA (Centcom, na sigla em inglês), aproximadamente 1,1 milhão de cartuchos de 7,62 mm foram enviados.

Segundo o órgão, o governo estadunidense obteve a propriedade destas munições em julho deste ano, através de pedidos de confisco civil do Departamento de Justiça dos EUA contra o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã.

“Os EUA estão empenhados em trabalhar com os seus aliados e parceiros para combater o fluxo de ajuda letal iraniana na região por todos os meios legais, incluindo sanções dos EUA e da ONU e através de interdições. O apoio do Irã aos grupos armados ameaça a segurança internacional e regional, as nossas forças, o pessoal diplomático e os cidadãos da região, bem como os dos nossos parceiros”, afirma o Centcom.

Há alguns meses, o governo do presidente Joe Biden vem estudando formas de enviar legalmente as armas apreendidas no Irã para a Ucrânia.

Ucrânia pede armas

A Ucrânia vem pedindo por armas a vários parceiros internacionais para usar na guerra contra a Rússia, sobretudo depois que a Polônia, uma das maiores apoiadoras de Kiev, suspendeu as ajudas no mês passado.

Além disso, neste final de semana, os Estados Unidos aprovaram um orçamento emergencial para manter os serviços do governo funcionando. Nele, o Congresso não incluiu ajuda à Ucrânia.

Nesta quinta-feira (5), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reúne com líderes europeus na Espanha, e o tema deve ser abordado. “Nosso objetivo é conseguir um escudo de defesa aérea para o inverno, quando sofreremos muitos ataques de diversas dimensões”, disse Zelensky.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora