O primeiro grupo de estudantes que representam Mato Grosso nos Jogos da Juventude chegou, nesta quarta-feira (13.11), a João Pessoa para participar da competição esportiva sub-17, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Classificados durante os Jogos Estudantis Mato-grossenses realizados pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), os atletas disputam, até sábado (16.11), nas modalidades badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e tiro com arco.
“É muito gratificante estar aqui, lutei muito por essa oportunidade e agradeço a Secel pelo suporte. Minha expectativa é representar bem Mato Grosso, vou me doar 100%, competir do começo até o fim”, destaca o atleta de judô, Altair Justino, de 16 anos.
Medalhistas olímpicos, como o atleta da marcha atlética Caio Bonfim, o lutador de taekwondo, Netinho Pontes, a ginasta Rebeca Andrade e a judoca Beatriz Souza (na foto), junto com outros atletas olímpicos, fazem parte do time de Embaixadores dos Jogos da Juventude 2024.
Em sua primeira vez nos Jogos da Juventude, o atleta de São José de Quatro Marcos, Wadson Kaiky, já competiu na manhã desta quarta-feira (13), na prova de potência no ciclismo, e falou sobre a experiência.
“É uma honra representar Mato Grosso, é uma experiência única e nova pra mim, estou bem feliz com isso de estar e competir entre os melhores do Brasil”, comentou.
Até o dia 28 de novembro, o evento reúne mais de quatro mil atletas oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país, em três blocos de competições que contemplam, ao todo, 18 modalidades modalidades olímpicas.
De Mato Grosso, serão no total 157 atletas que chegam à cidade-sede do evento, em três blocos de viagem, conduzidos pela equipe da Secel, que também chefia a delegação.
O próximo bloco de competições ocorre de 17 a 22 de novembro, abrangendo as modalidades de natação, ginástica artística, wrestling, vôlei de praia, triathlon e basquetebol. Nesse período, a delegação mato-grossense será composta por mais 52 estudantes de diversos municípios.
O terceiro e último bloco contará com mais 68 atletas de Mato Grosso, que disputam as modalidades de atletismo, handebol e voleibol, no período de 23 a 28 de novembro.
A abertura dos Jogos da Juventude 2024 ocorre nesta quarta-feira (13.11), a partir das 18h, e será transmitida no canal de YouTube do Time Brasil.
Para orientar comerciantes e consumidores, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), esclarece as regras para a venda e utilização de fogos de artifício em Mato Grosso.
Atualmente, duas normas estão em vigor no Estado. A Norma Técnica nº 29/2020, que limita a venda por estabelecimentos exclusivos e autorizados pelo Corpo de Bombeiros; e a Lei Estadual nº 12.155/2023, que trata também da utilização dos fogos de artifício em Mato Grosso.
De acordo com a legislação estadual, é proibida a comercialização, armazenamento, transporte, manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício de estampido e de qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso em Mato Grosso.
“A regra vale para todo o Estado e inclui recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas e privadas. Entretanto, a norma permite a comercialização e utilização de fogos que produzem apenas efeitos visuais”, salienta a secretária adjunta do Procon-MT, Cristiane Vaz.
Já a Norma Técnica do Corpo de Bombeiros estabelece as condições necessárias para garantir a segurança contra incêndio e pânico em edificações destinadas ao comércio de fogos de artifício no varejo e também nos espetáculos pirotécnicos.
Conforme a norma, só é permitida a venda de fogos de artifício em lojas de um único pavimento e que não tenham mezanino. O uso da edificação deve ser exclusivo para o comércio desse tipo de mercadoria.
Também há uma série de regras para a construção do prédio que abrigará comércio de fogos de artifício, como estrutura, paredes e cobertura (laje) com resistência ao fogo, piso antifaísca e para equipamentos e aparelhos permitidos nesse tipo de estabelecimento. “A intenção é garantir a segurança em caso de incêndio”, alerta a secretária adjunta do Procon Estadual.
O regulamento determina que lojas de fogos de artifício fiquem localizadas no mínimo a 200 metros de locais de reunião de público e edificações e áreas de risco, como postos de combustível, terminais de abastecimento de gás liquefeito de petróleo (GLP) e entre outros estabelecimentos.
“Também são proibidas a venda de fogos de artifício em locais de reunião de pessoas e a céu aberto, como em barracas, estandes em madeira, trailers ou similares”, informa Cristiane Vaz.
Para outras informações, consulte na íntegra a Norma Técnica Nº 29/2020 e a Lei Estadual Nº 12.155/2023.
Dúvidas e reclamações
Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor pode procurar a unidade de Procon mais próxima de sua residência. Também é possível utilizar o PROCON+, que está disponível pelo aplicativo MT Cidadão.
O Procon-MT disponibiliza também o atendimento por WhatsApp pelo número (65) 99228-3098. Outra opção é registrar uma reclamação pela plataforma Consumidor.gov.br, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.