Connect with us

MATO GROSSO

Estudantes representam Mato Grosso nos Jogos da Juventude

Publicado

em

Cerca de 50 estudantes, de 15 a 17 anos, estão em Ribeirão Preto (SP) para representar Mato Grosso nos Jogos da Juventude, evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Com o suporte da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a delegação mato-grossense participa do primeiro bloco da competição, que acontece entre os dias 01 e 05 de setembro, abrangendo as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo e wrestling.

A abertura do evento ocorre nesta sexta-feira (01º.09), a partir das 17h, e será transmitida no canal de YouTube do Time Brasil. Até o dia 16 de setembro, os Jogos da Juventude 2023 reúnem mais de 4 mil atletas oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país, em três blocos de competições que contemplam, 18 modalidades esportivas.

De Mato Grosso, serão quase 160 atletas que chegam à cidade-sede do evento em três blocos blocos de viagem conduzidos pela equipe da Secel. Além da chefia da delegação de Mato Grosso, a Pasta Estadual também é responsável pela realização das etapas regionais e estaduais dos Jogos Estudantis Mato-grossenses, que são classificatórias para a competição nacional.

De variados municípios, os atletas que representam Mato Grosso são considerados os melhores do Estado em sua modalidade e faixa etária. É o caso, por exemplo, do atleta de wrestling, Raphael Duarte, que recentemente conquistou a medalha de ouro nos Jogos Mundiais Escolares, representando a seleção brasileira.

Estudante da Escola Arena, em Cuiabá, Raphael é treinado pela professora Luzia Fernandes, e compete na categoria greco-romana. Perto de completar 15 anos, o campeão mundial escolar também tem grandes chances de trazer medalhas para Mato Grosso nos Jogos da Juventude.

“Participar dos Jogos do COB é uma experiência muito boa e as expectativas são as melhores possíveis. Estou vindo embalado aí de um campeonato importante. Vamos representar bem nosso Estado”, comenta Raphael.

Outros nove atletas de Cuiabá e Várzea Grande fazem parte da seleção mato-grossense de wrestling, competindo nas categorias greco-romana, e estilos livres masculino e feminino.

Em crescimento no Estado, a ginástica rítmica é outra modalidade em disputa no primeiro bloco dos Jogos da Juventude. Com duas atletas de Sinop e uma de Nova Mutum, a técnica Flávia Zelinda Fernandes espera avanços para a modalidade na competição nacional.

“A ginástica rítmica ainda é pouco conhecida, mas com o suporte da Secel conseguimos estar aqui hoje, numa competição nacional representando o Estado. Para este ano a nossa meta é ficar entre as cinco melhores equipes. Estamos em crescimento e vamos seguir avançando cada vez mais”, destaca a técnica da seleção mato-grossense de ginástica rítmica.

Do atletismo, 21 estudantes dos gêneros masculino e feminino disputam medalhas para Mato Grosso em variadas provas, que incluem 100m e 400m rasos, revezamentos, saltos em distância e triplo, arremessso de peso, dentre outras. Aos 17 anos, a atleta de Barra do Garças, Julia Silva Gonçalves, falou sobre a participação nos Jogos do COB.

“É uma experiência incrível, a expectativa neste ano está lá em cima porque tive uma preparação muito boa para chegar aqui, competir bem e representar nosso Estado da melhor forma possível”, comenta a estudante que compete nas provas de 400m, 800m e revezamento.

Na modalidade badminton, quatro atletas de Lucas do Rio Verde são os representantes de Mato Grosso no evento esportivo brasileiro. No ciclismo, o Estado está sendo representado por dois atletas, um de Rondonópolis e outro de São José dos Quatro Marcos. Mais sete atletas de taekwondo completam a delegação mato-grossense nesse primeiro bloco de competições que vai até o dia 05 de setembro.

O próximo bloco de competições ocorre de 06 a 10 de setembro, abrangendo as modalidades de ginástica artística, judô, tênis de mesa e voleibol. Nesse período, a delegação mato-grossense será composta por mais 46 estudantes de diversos municípios.

O terceiro e último bloco contará com mais 64 atletas de Mato Grosso, que disputam as modalidades de natação, vôlei de praia, basquetebol e handebol, no período de 11 a 16 de setembro.

A transmissão do evento poderá ser acompanhada pelo Canal Olímpico do Brasil (site e app), canal de YouTube Time Brasil, CazéTV e também pelo canal aberto TV Brasil.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros resgata gato e duas cobras de locais de risco

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.

No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.

No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.

Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.

Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.

Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.

Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora