Connect with us

Cuiabá

Estudantes e profissionais da educação se unem para sensibilizar a comunidade sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

Publicado

em

Mais de 58 mil estudantes atendidos nas 170 unidades educacionais de Cuiabá, profissionais da educação e pais estarão mobilizados no Projeto “Quintal Legal’: Xô Prá Lá Mosquito, de combate ao Aedes Aegypt. A ação foi lançada na tarde desta terça-feira (26), no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC) com a presença da secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, do secretário Municipal de Saúde, Deiver Teixeira, do coordenador Especial de Rede de Vigilância em Saúde, Benedito Oscar Campos, diretores escolares e profissionais da educação e da saúde.

A ação da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses tem como objetivo envolver os estudantes por meio de palestras ministradas pela equipe do Centro de Controle e Zoonoses e atividades a serem realizadas em sala de aula sobre o tema do projeto.

Durante o lançamento do Projeto “Quintal Legal”, a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado disse que a expectativa é mobilizar 100% das Unidades Educacionais urbanas e do campo e, por meio das crianças, sensibilizar a comunidade em geral. “Todos os estudantes atendidos na rede pública participarão das atividades de acordo com a etapa de ensino e com o envolvimento da comunidade escolar. Nosso objetivo é por meio das crianças levar as informações às comunidades”, destacou Edilene Machado.

O secretário Municipal de Saúde, Deiver Teixeira agradeceu o envolvimento da Secretaria Municipal de Educação nas ações de combate ao mosquito. “Há uma preocupação de toda a rede pública municipal em trabalhar junto aos estudantes. Essa é uma ação louvável porque de forma conjunta poderemos avançar e cuidar melhor do nosso povo”, disse Deiver Teixeira.

Após o lançamento os diretores participaram de uma palestra de sensibilização sobre as doenças arboviroses (dengue, Zika e Chikungunya) e os cuidados para combater os focos do mosquito. A palestra foi ministrada pela coordenadora técnica do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandra da Costa Carvalho.  

Na próxima etapa as unidades educacionais farão um Dia D com ações envolvendo a comunidade escolar.

Na terceira etapa serão desenvolvidas atividades em sala de aula, confecção de cartilhas e os estudantes realizarão checklist em suas residências.

Na quarta etapa das ações haverá sorteio e a confirmação do cheklist realizado pela equipe de agentes de combate às endemias – ACEs, nas residências dos estudantes e, fechando a ação a premiação, por categoria, dos estudantes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora