Connect with us

MATO GROSSO

Estudantes disputam troféu de melhor gamer das escolas estaduais nesta terça-feira (14)

Publicado

em

O 1º E-Campeonato Inter Grêmios de Clash Royale – Copa Educa, para Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), chega à grande final nesta terça-feira (14.11), das 08h30 às 16h, no auditório da Seduc, em Cuiabá. Ao todo, 16 jogadores, representando escolas e grêmios de oito municípios, participam da final.

Clash Royale é um jogo de estratégia em tempo real, divertido e altamente competitivo. Desde que foi lançada, em junho, durante o 1º Encontro de Grêmios Estudantis, em Cuiabá, a Copa Educa reuniu mais de dois mil estudantes nos games online, inclusive, estudantes Público Alvo da Educação Especial – PAED, cumprindo o critério da equidade.

Desse total, os 16 estudantes mais pontuados nos torneios, ocorridos de 1º de junho a 31 de outubro, competirão entre si na grande final, de forma presencial, no formato bracket de dupla eliminação, com oitavas de final, quartas de final, semifinais e a finalíssima.

Além dos 16 jogadores, quatro alunas mais bem pontuadas vão disputar a semifinal e a finalíssima da categoria especial “As Brabas da Copa Educa”.

“Em cinco meses de competição tivemos um público fabuloso, com estudantes inscritos de 91% das cidades do Mato Grosso, além do engajamento dos grêmios e das 14 diretorias regionais de educação”, comemora o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

O secretário observa que, além dos conteúdos ligados ao torneio, durante a Copa Educa aconteceram palestras e lives exclusivas para estudantes, professores, gestores escolares e até para os pais, a fim de esclarecer sobre os benefícios dos games na formação, aprimoramento das capacidades mentais e motoras, além de despertar no jovem a possibilidade de se tornar um futuro profissional dos games.

Segundo Alan Porto, o Governo de Mato Grosso já entregou milhares de Chromebooks às escolas, disponibilizou internet de banda larga, além de outras tecnologias como Smart TVs, robótica educacional e 103 mil chips de internet móvel para a comunidade estudantil. “Tudo isso compõe um cenário que estimula o estudante a imergir ainda mais nesse universo tecnológico e o game faz parte disso”.

O gestor do projeto, Adriano Echeverria, lembra que todos os 16 finalistas já ganharam cadeiras gamers e fones de ouvido gamer por terem sido os melhores nas etapas anteriores. Na final, os players receberão medalha, kit com camiseta, squeeze, bonés e disputarão prêmios como miniaturas dos personagens do jogo.

Na Finalíssima, para escolha do the best, além de troféu exclusivo, um celular Galaxy A23 estará em disputa. As Brabas da Copa Educa vão disputar miniaturas, troféu e um outro aparelho celular da mesma marca e categoria.

Estudantes que disputarão a final da Copa Educa
João Miguel Santos, da E.E. Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller, de Cuiabá
Matheus Azevedo Rolon, da E.E. Rafael de Siqueira, de Chapada dos Guimarães
Matheus Massayuki, E.E. Elmaz Gattas Monteiro, de Várzea Grande
Wandré Henrique, E.E Joaquim A. Costa Marques, de Denise
Diogo Gomes, E.E. Joaquim A. Costa Marques, de Denise
Luiz Henrique Camilo, E. E. Ulisses Guimarães, de Campo Verde
Reinilson Neris, E.E. Welson Mesquita, de Cuiabá
Kleison Oliveira da Silva, E.E. Welson Mesquita, de Cuiabá
David Erick, E.E. Eliane Digigov, de Cuiabá
Caique Cardoso Morais, E.E. João Rezende de Azevedo, Alto da Boa Vista
Kelto da Silva Queiroz, E.E. Eliane Digigov, de Cuiabá
Maike Magalhães, E.E. Padre Cézar, de Poxoréu
Eduardo Oliveira Silva, E.E. Major Otávio Pitaluga, de Rondonópolis
Henzo Queiroz, E.E. Ubaldo Monteiro da Silva, de Várzea Grande
Vitor Teixeira Queiroz, E.E. Ubaldo Monteiro da Silva, de Várzea Grande
Vinícius José Capitão, E.E. Militar Tiradentes Ten Cel Louirson Benevides, em Várzea Grande

Estudantes que disputarão a final das Brabas da Copa Educa
Ana Vitória Lima Mattioni, E.E. Elizabeth de Freitas Magalhães, de Rondonópolis
Danielle Barretos de Sales, E.E. Muralha de Miranda, de Nova Marilândia
Rosiele de Assis, E.E. José de Lima Barros, de Nossa Senhora do Livramento
Luana Gabrielen Tempes, E.E. do Campo Jaraguá, de Água Boa.

Fique por dentro da Copa Educa pelos endereços abaixo:
www.copaeduca.com.br
www.tiktok.com/@copaeduca
www.instagram.com/copaeducamt/
twitter.com/CopaEducaMT
discord.gg/HSNH4dkADK
www.youtube.com/channel/UCBwRb9Syn4iMa9DYEHS-Dkg
linktr.ee/copaeduca


Serviço:
Estudantes disputam troféu de melhor gamer das escolas estaduais
Data: terça-feira (14.11), das 08h30 às 16h
Local: auditório da Seduc, em Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Penas impostas a réus de 5 vítimas retratadas em mostra somam 107 anos

Publicado

em

Por

A edição 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” chegou à Sede das Promotorias de Justiça da Capital promovendo a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres por meio da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas de Feminicídio em Cuiabá. Com apoio do Ministério Público, a exposição itinerante da Prefeitura Municipal de Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e ficará em cartaz no local até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Dos 11 réus autores dos feminicídios cometidos contra as vítimas retratadas na exposição fotográfica, cinco já foram submetidos a julgamento. Somadas, as penas aplicadas totalizam 107 anos de prisão. Entre os seis réus que ainda não foram julgados, somente Gilson Castelan de Souza, autor do feminicídio cometido contra Silbene Duroure da Guia, está foragido.

A mãe de uma das vítimas, Antônia Maria da Guia, que é avó de quatro netos e bisavó de uma menina de 9 anos, participou da solenidade de abertura da exposição fotográfica realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro. Emocionada, a auxiliar judiciária clamou por justiça e lembrou do relacionamento conturbado da filha. “Foram cinco anos de relacionamento entre idas e vindas. Ela esperava que ele mudasse, mas isso não aconteceu. Então eu peço para as mulheres que, em qualquer sinal de violência, denunciem, busquem ajuda, não fiquem caladas. Precisamos parar com essa tragédia. Nenhuma mulher merece morrer”, disse.

De acordo com a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, o estado de Mato Grosso registrou, em 2024, a morte de 40 mulheres, e cerca de 70 crianças entraram na estatística de órfãos do feminicídio. “Esta exposição é para apresentar quem são essas vítimas, quem são essas mulheres, mães, avós, filhas e o resultado do que aconteceu com esses assassinos. O Ministério Público tem se empenhado para a completa aplicação da Lei Maria da Penha. Hoje, com a alteração significativa no Código Penal, a punição mais severa na legislação brasileira é para o crime de feminicídio, e nós esperamos que isso possa causar impacto na redução desses números”.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reforçou a importância da visibilidade ao tema, destacando que a prevenção começa com debate, informação e ações que promovam segurança, justiça e igualdade. “Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia. Quanto mais falamos, mais aprendemos, menos tememos e mais avançamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, disse.

Para a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Elis Prates, ações de conscientização são essenciais: “É um momento de fortalecimento na luta pelo fim da violência contra a mulher, porque só assim conseguimos mudar essa realidade por uma sociedade mais justa, mais igualitária, para que todas possam fazer uso dos seus direitos como cidadãs brasileiras”, pontuou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora