Connect with us

Cuiabá

Estudantes de dez escolas da rede pública municipal participam de concurso

Publicado

em

Cerca de 300 estudantes do 1º ao 6º Ano do Ensino Fundamental de dez (10) unidades da rede pública municipal de ensino de Cuiabá estão participando do Concurso “Páscoa Solidária”. Criado pela Rede Comper de Supermercados, o concurso premia unidades educacionais públicas de Mato Grosso, e de outros três estados, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Santa Catarina.

A proposta é que as escolas usem a criatividade fazendo uma escultura com materiais recicláveis, com potencial para ser reutilizada. O material reciclado deve ser obtido com a ajuda dos estudantes. O tema do concurso este ano é sustentabilidade e futuro, com foco na Páscoa.

Promovido para incentivar crianças de escolas públicas o concurso é também uma ação cultural, social e de educação ambiental.

As escolas estão divididas em três grupos – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal/Santa Catarina. Cada escola recebeu um kit com material de apoio para a confecção das esculturas. A escola vencedora de cada um dos três grupos receberá R$ 10 mil para aquisição de materiais didáticos e realizar melhorias no ambiente escolar.

A coordenadora de Programas e Projetos da Coordenadoria Técnica de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Guimarães falou sobre a iniciativa. “Além da premiação, que deve ser investida na área pedagógica, o concurso promove a conscientização ambiental, agregando valor à formação dos estudantes”, destacou Marcela Guimarães.

A professora Maria Aparecida Martins, responsável pela Biblioteca da unidade, e que está desenvolvendo a atividade com os estudantes, junto com a professora de sala de aula, disse que a expectativa é grande. “Os estudantes participaram desde o inicio trazendo o material reciclável que será utilizado para outras atividades dentro da unidade. A proposta do projeto é contribuir com o meio ambiente e, essa conscientização estamos fazendo com os estudantes”, disse ela.

O período de votação será de 3 a 9 de abril e a divulgação dos ganhadores no dia 11 de abril.

Estão participando do concurso as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Prof. Francisval de Brito, Celina Fialho Bezerra, Prof.ª Elza Luíza Esteves, Prof.ª Joana Dark da Silva, Prof.ª Gracildes Melo Dantas, Prof.ª Guilhermina de Figueiredo, Prof. Filogônio Correa, Prof. Rafael Rueda, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon e Cel. Octayde Jorge da Silva.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora