Em Cuiabá, 35.428 estudantes matriculados na rede pública municipal de educação estão participando da Prova Cuiabá, uma avaliação externa instituída pela Secretaria Municipal de Educação para o acompanhamento e monitoramento da proficiência acadêmica. Este ano, a avaliação externa teve início no último dia 24 e se encerra nesta sexta-feira (28).
Com questões de Língua Portuguesa e de Matemática a avaliação está sendo aplicada aos estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º Ano, e nas três fases da Educação de Jovens e Adultos (Alfabetização, 2ª e 3ª Fases), de 81 unidades educacionais. O objetivo da avaliação é obter dados que possam subsidiar ações de melhorias do processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas.
De acordo com a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado por meio da Prova Cuiabá são produzidos os indicadores para a rede pública municipal. “Aferir a proficiência dos estudantes é fundamental para avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação oferecida nas unidades educacionais públicas do Município. Por meio dos resultados obtidos pelos estudantes, gestores e professores podem nortear o planejamento das ações pedagógicas”, ressaltou.
Edilene de Souza Machado ressaltou que a gestão Emanuel Pinheiro avança nessa estratégia por acreditar que a avaliação é um instrumento capaz de indicar as necessidades e potencialidades da rede, a fim de garantir o direito de aprendizagem aos estudantes.
A Prova Cuiabá é realizada nas unidades da rede pública municipal de Educação desde 2009. A estratégia está inclusa no Plano Municipal de Educação, instituído pela Lei nº 5949/2015. A partir do seu resultado são definidas as habilidades e competências essenciais, bem como as medidas de intervenção pedagógicas a serem adotadas, e a formação continuada dos professores.
A coordenadora de Formação, da Secretaria Municipal de Educação, Gabriela Caloi Loss destacou que a Prova Cuiabá é essencial no processo de construção de uma educação pública de qualidade. “Os resultados da Prova Cuiabá orientam a definição de políticas da rede com foco na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, na formação continuada adequada às necessidades formativas dos professores e para a proposição de investimentos em ações que busquem a equidade e a qualidade da prática educativa implementada nas escolas”, salientou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT