Connect with us

Cuiabá

Estudantes da rede pública municipal de educação participam da avaliação externa que monitora a proficiência acadêmica

Publicado

em

Em Cuiabá, 35.428 estudantes matriculados na rede pública municipal de educação estão participando da Prova Cuiabá, uma avaliação externa instituída pela Secretaria Municipal de Educação para o acompanhamento e monitoramento da proficiência acadêmica. Este ano, a avaliação externa teve início no último dia 24 e se encerra nesta sexta-feira (28).

Com questões de Língua Portuguesa e de Matemática a avaliação está sendo aplicada aos estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º Ano, e nas três fases da Educação de Jovens e Adultos (Alfabetização, 2ª e 3ª Fases), de 81 unidades educacionais. O objetivo da avaliação é obter dados que possam subsidiar ações de melhorias do processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado por meio da Prova Cuiabá são produzidos os indicadores para a rede pública municipal. “Aferir a proficiência dos estudantes é fundamental para avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação oferecida nas unidades educacionais públicas do Município. Por meio dos resultados obtidos pelos estudantes, gestores e professores podem nortear o planejamento das ações pedagógicas”, ressaltou.

Edilene de Souza Machado ressaltou que a gestão Emanuel Pinheiro avança nessa estratégia por acreditar que a avaliação é um instrumento capaz de indicar as necessidades e potencialidades da rede, a fim de garantir o direito de aprendizagem aos estudantes.

A Prova Cuiabá é realizada nas unidades da rede pública municipal de Educação desde 2009. A estratégia está inclusa no Plano Municipal de Educação, instituído pela Lei nº 5949/2015. A partir do seu resultado são definidas as habilidades e competências essenciais, bem como as medidas de intervenção pedagógicas a serem adotadas, e a formação continuada dos professores.

A coordenadora de Formação, da Secretaria Municipal de Educação, Gabriela Caloi Loss destacou que a Prova Cuiabá é essencial no processo de construção de uma educação pública de qualidade. “Os resultados da Prova Cuiabá orientam a definição de políticas da rede com foco na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, na formação continuada adequada às necessidades formativas dos professores e para a proposição de investimentos em ações que busquem a equidade e a qualidade da prática educativa implementada nas escolas”, salientou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora