Connect with us

Cuiabá

Estudantes da rede pública municipal de Cuiabá vão ao teatro

Publicado

em

Cerca de 400 estudantes de 6 a 10 anos, de três escolas da rede pública municipal de ensino de Cuiabá participam nesta terça e quarta-feira (21 e 22), de uma atividade cultural. O espetáculo, ‘A Geladeira Mágica’ terá sessões na terça às 14h e 16h, e na quarta às 10h e 14h, no Teatro Sesc Arsenal em Cuiabá. “A Geladeira Mágica” é um espetáculo dedicado à primeira infância e acontece de forma presencial, gratuita e com acessibilidade, proporcionando aos estudantes o contato com o teatro e aprendizagens sobre temas relevantes

A encenação chega pela primeira vez em Cuiabá, patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura. A peça estreou em 2019 usa do universo lúdico para promover importantes debates sobre consciência alimentar e alimentação saudável.

A turnê pelo Brasil passará por Curitiba e Umuarama no Paraná, Salvador na Bahia, Belém e Marabá, no Pará, além de Cuiabá, com 24 apresentações.   Produzida pela WB Produções, o espetáculo tem como objetivo oportunizar a difusão cultural.

Sinopse

Nina e Luca são primos que sempre se encontram para brincar na casa de sua avó, lugar em que também aprendem bastante. Numa manhã de sábado, Arlete – a senhora dos bons hábitos – sai em busca de ingredientes para o almoço. A curiosidade em desvendar outras delícias na cozinha da avó antes do horário da refeição faz com que os primos vivam momentos de magia e de surpresa cada vez que abrem a porta de uma misteriosa geladeira. Em um universo onde o faz de conta sempre pode acontecer, versões diferentes de clássicos da literatura infantil vêm à tona para apresentar novas lições de bons hábitos a crianças e a quem mais for capaz de mergulhar em seus acontecimentos. Com leveza e humor, “A Geladeira Mágica” é uma dramaturgia que pretende ensinar por meio do lúdico e faz da imaginação um espaço fértil para solidificar boas ideias.

O que dizem os autores

“Trabalhar com o lúdico enquanto possibilidade de promover reflexões é um desafio. A arte, quando exercida de modo consciente, também nos permite encarar a realidade em diversas perspectivas, de modo a contribuir para o estímulo de reflexões necessárias. Em “A Geladeira Mágica”, acreditamos no potencial do teatro para materializar um faz-de-conta e, por meio dele, dialogar com inúmeros conflitos e dilemas de um universo real já compreendido por crianças”, explicou Eneidis Ribeiro que escreveu o espetáculo junto com Murilo Góes.

A apresentação didática sobre hábitos de saúde e de vida; trata-se de uma experiência em que o espectador é convidado a analisar bons e maus comportamentos e seus respectivos efeitos nas situações de uso. “Reunimos referências clássicas do universo literário infantil para resgatarmos e provocarmos alguns lugares-comuns reproduzidos frequentemente aos pequenos aprendizes. Longe de ser uma dramaturgia fria (ou congelante), acreditamos em uma geladeira mágica pelo seu principal efeito em um universo cênico de fantasias: o de desenvolver pensamentos concretos e crítico!”, explicou Murilo Góes.

Serviço:

Turnê – ‘A Geladeira Mágica”

Data:

– Dia 21 de Março (terça) às 14h e 16h

– Dia 22 de Março (quarta) às 10h e 14h (sessões com intérprete de libras)

Local: Teatro Sesc Arsenal

Unidades Educacionais

– EMEB Profª. Alzira Valladares

– EMEB Adelina Pereira Ventura

– EMEB Prof. Francisval de Brito

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora