Connect with us

MATO GROSSO

Estudantes da Escola Estadual Senador Azeredo recebem a equipe do Nosso Judiciário

Publicado

em

O programa Nosso Judiciário visitou na manhã dessa quarta-feira (06 de março) a Escola Estadual Senador Azeredo, no bairro Porto, em Cuiabá. Cerca de 80 adolescentes de 15 a 16 anos, do 1º ano assistiram à palestra ministrada por servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 
De acordo com o servidor Neif Feguri Neto, a unidade educacional foi uma das primeiras a serem visitadas no ano de 2015, quando o Nosso Judiciário começou a percorrer as escolas de Cuiabá e Várzea Grande sensibilizando a comunidade escolar sobre os direitos e deveres dos cidadãos.
 
Na escola Senador Azeredo, os estudantes tiveram acesso a uma cartilha que explica o funcionamento dos Juizados Especiais, aprenderam as diferenças e competências dos juizados e do Fórum da comarca, práticas de conciliação, Justiça Restaurativa, Direitos do Consumidor, crimes cibernéticos e justiça gratuita.
 
O diretor do colégio, Evandro Marco Cargnelutti, destacou que o Poder Judiciário, através desta iniciativa, está sendo humanizado e indo ao encontro das demandas da população.
 
“Hoje, o Judiciário está mostrando para o cidadão que ele está disponível para toda a sociedade. Ele mostra que tem condições de atender a todas as nossas demandas”, disse o diretor.
 
A estudante Maria Helena Braga Ferreira, de 15 anos, gostou muito dos temas abordados e agora tem consciência de que também possui direitos.
 
“Eu não sabia muito dos meus direitos. Na verdade, eu sabia praticamente nada, mas agora eu entendi e, se eu ou alguém da minha família precisar, eu já sei o que fazer e o que acionar para garantir que os meus direitos sejam respeitados”, afirmou a estudante.
 
Sobre o Nosso Judiciário – O programa, criado em 2015, é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que visa aproximar o Poder Judiciário dos estudantes de nível superior de Direito e também dos estudantes de nível médio.
 
Os acadêmicos de Direito vêm até a sede do Tribunal enquanto que os alunos de Ensino Médio recebem a visita do TJMT em suas escolas. Até hoje, 132 escolas já foram visitadas e mais de 30.500 estudantes foram impactados pelo programa.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Garota de cabelos longos e cacheados segura cartilha do Nosso Judiciário. Ela está de costas para a foto e o foco está em suas mãos segurando a cartilha. A estudante está vestindo um moletom cinza escuro. Segunda imagem: Garoto presta atenção à palestra. Ele está em primeiro plano na foto, em um super close up do seu rosto, olhando para frente, o estudante é pardo e tem cabelos crespos e curtos. Em segundo plano estão outros estudantes.
 
Laura Meireles
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora