Connect with us

MUNDO

Estudante de Medicina brasileiro morre em combate na guerra da Ucrânia

Publicado

em

Antônio Hashitani é o quarto brasileiro morto em combate na Ucrânia, segundo relatos de outro voluntário paramilitar brasileiro
Reprodução/redes sociais

Antônio Hashitani é o quarto brasileiro morto em combate na Ucrânia, segundo relatos de outro voluntário paramilitar brasileiro

O estudante de medicina Antônio Hashitani, de 25 anos, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) foi morto em combate durante a guerra na Ucrânia, onde atuava como voluntário em um grupo paramilitar nacionalista ucraniano na cidade de Bakhmut, região onde há intensos combates.

As informações foram confirmadas pelo Ministério das Relações Exteriores , por meio da Embaixada em Kiev onde afirma ter recebido a informação através de um comunicado das autoridades ucranianas competentes. O ministério está em contato com a família de Antônio e presta “a assistência”.

O jovem estudante morreu em combate entre os dias 2 e 3 de agosto, segundo relatos de outro combatente brasileiro à “Tv Globo”. Hashitani teria decidido deixar sua trajetória acadêmica na PUCPR em 2022 para lutar na guerra contra a Rússia na Ucrânia em um grupo paramilitar.

A PUCPR emitiu uma nota oficial lamentando a morte do estudante e manifestando condolências e solidariedade aos familiares e amigos de Antônio Hashitani. A instituição também estendeu seus sentimentos ao povo ucraniano, que enfrenta um cenário de violência e guerra na região.

“A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) expressa condolências e solidariedade aos familiares e amigos de Antonio Hashitani, estudante de medicina da PUCPR que lutou no exército da Ucrânia e faleceu em combate na região da cidade de Bakhmut, na última quarta-feira (02). Estendemos nossos sentimentos e forças ao povo ucraniano diante do quadro de violência e guerra que enfrentam. A Universidade expressa, igualmente, afeto a tantos estudantes, professores e colaboradores de nossa Instituição que possuem ascendência ucraniana e mantêm relação com sua pátria de origem”, diz a nota.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora