Connect with us

MATO GROSSO

Estudante da rede estadual relata experiência de intercâmbio na Inglaterra: “Oportunidade única”

Publicado

em

A experiência vivida pelo estudante da Escola Estadual Raimundo Pinheiro, em Cuiabá, Josué Dias Maciel, durante o intercâmbio realizado na Inglaterra em agosto deste ano, pelo Programa MT no Mundo, custeado pelo Governo de Mato Grosso, foi contada no episódio do podcast Conecta Jovem, que foi ao ar nessa terça-feira (07.11).

Ele contou como foi estudar inglês e conhecer a cultura europeia durante os 21 dias em que passou na Inglaterra, junto com outros 99 estudantes da rede estadual de ensino.

Na conversa com os apresentadores Israel Prates e Katharina Yamashita, Josué afirmou que o programa foi uma oportunidade especial na vida dele e que surpreendeu as pessoas à sua volta.

“Foi uma experiência maravilhosa, é algo que não esperava. Como o secretário Alan Porto falou, ninguém da rede pública estadual esperaria ir para outro país para aprender uma língua nova, estudar, fazer intensivo de inglês. Muitas pessoas falaram que é só para inglês ver. Então, quando aconteceu, eu fiquei muito entusiasmado, muito feliz, porque é uma oportunidade única”, afirma o estudante.

Em contrapartida, o estudante mato-grossense teve a oportunidade de apresentar a fauna e flora mato-grossense para os alunos e professores da Universidade de Cambridge.

“A gente começou a ficar bem ansioso, estudava todo dia para não errar lá na hora, mas foi bem tranquilo. Nós ficamos com estudantes da Universidade de Cambridge e com alguns professores para apresentar sobre a nossa fauna e flora do Pantanal. Foi um momento especial para a gente”, relatou Josué.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, também participou da conversa. Ele comparou a estrutura da educação estadual com a de instituições particulares e destacou a meta de tornar o ensino público estadual entre os cinco melhores do Brasil nos próximos 10 anos.

Para assistir ou ouvir o episódio na íntegra, acesse o canal do Governo de Mato Grosso no YouTube ou no Spotify.

* Sob a supervisão de Pollyana Araújo

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Operação Pubblicare prende parlamentar por atuar em benefício de facção criminosa na capital

Publicado

em

Por

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO-MT) deflagrou, nesta sexta-feira (20.09), a Operação Pubblicare para cumprir ordens judiciais contra o núcleo de uma organização criminosa formado por servidores públicos que colaboravam com membros de facção na lavagem de dinheiro por meio da realização de shows e eventos em casas noturnas de Cuiabá.

Um parlamentar de Cuiabá foi preso na operação.

Setenta policiais cumprem 15 medidas cautelares, entre prisão, buscas, sequestro de bens e bloqueios de contas bancárias. As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá (Nipo), sendo:

  • Um mandado de prisão preventiva;
  • Sete mandados de busca e apreensão;
  • Seis veículos e um imóvel sequestrados e bloqueio de contas bancárias

A Operação Pubblicare é desmembramento da Operação Ragnatela, deflagrada em junho deste ano, quando a FICCO-MT desarticulou um grupo criminoso que teria adquirido uma casa noturna em Cuiabá pelo valor de R$ 800.000,00, pagos em espécie, com o lucro auferido por meio de atividades ilícitas. A partir de então, o grupo passou a realizar shows de MCs nacionalmente conhecidos, custeados pela facção criminosa em conjunto com um grupo de promoters.

Agentes públicos

Durante as investigações também foi identificado que os criminosos contavam com o apoio de agentes públicos responsáveis pela fiscalização e concessão de licenças para a realização dos shows, sem a documentação necessária. Foi identificado que um parlamentar atuava em benefício do grupo na interlocução com os agentes públicos e recebendo, em contrapartida, benefícios financeiros.

Os investigados respondem pelos crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com os membros da facção indiciados durante a Operação Ragnatela.

A Operação Pubblicare, termo em italiano, faz alusão à atividade do agente público, que em vez de atuar em prol da população, focava em interesses escusos da facção criminosa.

A FICCO-MT é uma força integrada composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado no estado do Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora