Connect with us

MATO GROSSO

Estudante da Escola Técnica de Rondonópolis é premiado por trabalho científico

Publicado

em

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Rondonópolis, venceu em primeiro lugar a 6ª Edição da Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Feciti) na categoria Ensino Médio, Técnico e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Com uma pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos, ele levou prêmio de R$ 3 mil.

O trabalho de Allessandro se chama Hidrobov e visa contribuir com a melhoria da atividade pecuária em Mato Grosso.

Estudante do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistema, Allessandro explica que o trabalho teve início a partir de uma conversa com o pecuarista Gilberto Ferreira, que chegava muitas vezes na fazenda e o bebedouro bovino estava seco ou com vazamentos.

“Percebemos que era necessária uma ferramenta que informasse eventos ocorridos no bebedouro. Se ficarmos duas horas sem fluxo de água ou passando água sem parar, por exemplo, seria avisado que teria problema. Um veterinário gostou da ideia e começamos a pensar sobre isso e como gerar um relatório de consumo”, completa Allessandro.

O estudante pondera que o projeto, além de apontar eventos no bebedouro, prevê um sensor de turbidez para avaliar temperatura, qualidade, consumo e volume de água, além da limpeza do local, o que se reflete na qualidade do rebanho.

“Essa premiação representa para mim e para a Escola Técnica o reconhecimento de uma ideia e esforço que podem impactar positivamente na pecuária”, diz.

O professor orientador do projeto, Fabiano Taguchi, ressalta que o trabalho teve orientação interdisciplinar, envolvendo professores das áreas de Agricultura e Informática.

“O desenvolvimento de trabalhos como o Hidrobov é uma oportunidade na qual os alunos conseguem aplicar na prática aquilo que aprendem na sala de aula. Por isso, desenvolver projetos e apresentá-los à sociedade é extremamente importante”.

A diretora da ETEC de Rondonópolis, Leia Cristina Aoyama Barbosa Souza, ressalta que o projeto vencedor da Feciti recebeu boa aprovação dos avaliadores e por isso a ideia será apresentada pela Escola a empresários do município para que o protótipo seja reproduzido.

“A Escola Técnica Estadual de Rondonópolis procura sempre incentivar os estudantes na elaboração de projetos e produtos criativos e inovadores. E a Feciti é uma Feira pensada no município de Rondonópolis para este objetivo: de promover o movimento de inovação entre os estudantes e empresas. É um orgulho e alegria imensa ter esse reconhecimento dos projetos de nossos estudantes”, completa a diretora.

Além do Hidrobov, a ETEC de Rondonópolis contou com outros dois trabalhos inscritos na Feciti: o projeto “HiBye: Controle e fluxo em ambiente”, do estudante Deividson Campos, do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas; e “Sala Controlada: monitoramento em ambiente escolar”, de Luiz Fernando de Assis, do curso técnico em Administração.

Ao todo, a Feciti recebeu 54 participantes nas diversas categorias. Os trabalhos da ETEC inscritos na Feciti já haviam participado e se destacado nesse ano da 16ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (MECTI), realizada em Cuiabá pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Trânsito no Portão do Inferno permanece liberado nos dois sentidos neste fim de semana

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que o trânsito da MT-251, na região do Portão do Inferno, estará liberado nos dois sentidos durante este fim de semana (14 e 15.12). A liberação nos dois sentidos começou a partir das 16h30 desta sexta-feira (13) e segue até às 07h30 da próxima segunda-feira (16).

Durante a semana, o trânsito opera no sistema de pare e siga entre às 07h30 e às 16h30 para a instalação de uma barreira dinâmica no local, dispositivo que tem o objetivo de garantir mais segurança durante a execução das obras.

A Sinfra-MT reforça que interrupções poderão ser acontecer em caso de chuva acima de 20 milímetros, conforme o protocolo de segurança estabelecido para o local. O trecho é monitorado por estações meteorológicas para verificar situações de risco.

A Sinfra-MT ainda orienta os motoristas a verificarem os painéis instalados na estrada para informação em tempo real sobre o trânsito no Portão do Inferno. Há um painel instalado em frente ao Posto Policial da MT-251, antes da Rotatória do Manso, em Cuiabá e outro instalado na rotatória da MT-020 para Água Fria, em Chapada dos Guimarães. Ainda, há um terceiro próximo ao Posto Gardez, na saída para Campo Verde.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora