Connect with us

BRASIL

‘Estou como ministra’, diz Daniela após ser cotada para deixar o cargo

Publicado

em

Daniela Carneiro, ministra do Turismo
Reprodução

Daniela Carneiro, ministra do Turismo

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro , disse estar “firme” apesar do partido o qual é filiada, o União Brasil, pressionar o governo para retirá-la do cargo. Ontem (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com a chefe da pasta e decidiu mantê-la no cargo .

“Essa questão de achismo é algo complicado, mas eu estou aqui firme. Eu estou como ministra, atuando para a gente fortalecer o turismo no Brasil”, declarou Carneiro a jornalista quando chegou para participar da Comissão do Turismo do Senado.

O chefe do Planalto estava sendo pressionado pelo União Brasil, que não via Daniela Carneiro como representante da cúpula do partido no governo federal. A legenda queria a nomeação do deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA).

A decisão de manter Daniela é vista como um sinal de gratidão a ela e ao marido, Wagner Carneiro , prefeito de Belford Roxo (RJ), que ajudaram o petista na campanha eleitoral de 2022. Outro fator que colabora é a religião da ministra, evangélica, público em que a cúpula petista tem vontade de atrair para o governo.

Quem é Daniela Carneiro?

Daniela Carneiro entrou na política em 2018, sendo eleita deputada federal pelo Rio de Janeiro. Ela já tinha trabalhado na Secretaria Municipal de Educação do Rio, em 2003, porque é formada como pedagoga.

Ela também trabalhou na Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo em 2017.

Daniela chegou a ser cogitada como vice da chapa de Cláudio Castro ao governo do estado do Rio. Porém, ela se lançou candidata a deputada federal, sendo a mais votada em terra fluminense.

Durante cerimônia de posse em janeiro, Carneiro disse que iria trabalhar para “resolver com urgência o aumento exorbitante das passagens aéreas”. A chefe da pasta ainda relatou que uma das suas missões era melhorar a imagem do Brasil no exterior para atrair mais turistas.

Ela é esposa do prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho. Recentemente, ele se filiou ao Republicanos, após a disputa pelo comando do diretório do União Brasil no Rio de Janeiro. O esperando é que Daniela também se filie ao Republicanos.

O União, porém, quer a manutenção de um filiado do partido na pasta, em troca de apoio no Congresso Nacional. Caso contrário, o partido prometeu a debandada de ao menos 50 deputados da base governista.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora