Estão abertas as inscrições para um treinamento da Rede Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), apoiada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com foco na capacitação e instrução sobre os aspectos de integração entre pecuária, agricultura e atividades florestais.
As inscrições são gratuitas, tem vagas limitadas e podem ser feitas aqui. O público-alvo do curso são profissionais de nível superior e técnico em ciências agrárias e áreas semelhantes.
O treinamento acontecerá em período integral no prédio da Sedec e com a mediação do gerente técnico da empresa Serviço de Inteligência em Agronegócios (SIA Brasil), Armindo Barth Neto, além do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurel Behlingm.
A iniciativa faz parte de uma das ações que constituem o Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+MT), que foi criado para promover práticas sustentáveis no agronegócio brasileiro e no enfrentamento de mudanças climáticas no setor agropecuário.
A superintendente de agronegócio da Sedec, Linacis Silva, destacou a importância da realização de eventos para o sucesso do Plano ABC+MT.
“Esse treinamento é uma grande oportunidade para aprimorar nossas técnicas de integração e promover a ampliação da prática no Estado e propiciar segurança ao produtor na sua adoção. São técnicas como o ILPF que garantem um futuro mais produtivo para a agropecuária, seguindo com êxito o objetivo do Plano ABC+ e evidenciando o compromisso de Mato Grosso”, afirmou Linacis.
Confira a programação do evento:
8:00 – 11:30h – Conteúdos teóricos: mercado das principais commodities da ILPF; pilares, desafios e potencial da ILPF; princípios do componente florestal na ILPF.
13:30 – 17:00h – Oficina prática: Implementação de um sistema de ILPF.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.
No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.
No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.
Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.
Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.
Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.
Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.