Para fomentar a cultura da sustentabilidade e as práticas sustentáveis no ambiente da Justiça Estadual, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio do Núcleo de Sustentabilidade, promove nos dias 30 de setembro e 1º de outubro o IX Encontro de Sustentabilidade e o I Seminário de Mudanças Climáticas. O evento será realizado no Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite, na sede do TJMT, em Cuiabá, das 8h30 às 17h10, com a temática ‘Fortalecendo a consciência ESG no Poder Judiciário de Mato Grosso’.
O evento incentiva a adoção de práticas responsáveis, conscientes e alinhadas aos princípios ambientais, sociais e econômicos do desenvolvimento sustentável. Agentes sustentáveis e representantes das comarcas participarão da ação, junto ao Poder Judiciário. Magistrados(as), servidores(as) e público externo já podem se inscrever e conferir a programação do evento no link: https://eventos.tjmt.jus.br/Eventos/PaginaInscricaoEvento/135.
A sigla ESG vem do inglês ‘Environmental, Social and Governance’, que traduzido para o português significa ‘Ambiental, Social e Governança Corporativa (ASG)’. É uma sigla que diz respeito à integração da geração de valor econômico aliada à preocupação com questões ambientais, sociais e de governança por parte das empresas.
A gestora administrativa do Núcleo de Sustentabilidade, Vera Lícia de Arimatéia Silva, destacou a importância da participação dos servidores que atuam como agentes sustentáveis do Poder Judiciário.
“Os agentes sustentáveis são fundamentais para o desenvolvimento e a melhoria dos nossos processos de trabalho, principalmente nas comarcas onde eles estão lotados, atuando como replicadores da sustentabilidade. Além disso, é um servidor que trabalha voluntariamente por essa questão da sustentabilidade, e eles fazem isso com amor. É importante que a gente também traga eles pra perto, para que eles possam se beneficiar de alguma maneira desse encontro com as palestras, novos conhecimentos e informações gerais”, ressalta a gestora.
A abertura do evento (30/09) será feita pela presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, juntamente com o desembargador Rodrigo Roberto Curvo, coordenador do Núcleo de Sustentabilidade, às 9h.
Simultaneamente ao evento, será realizada a feira de produtos sustentáveis, na área externa ao lado do Espaço Des. Gervásio Leite. Além disso, o Poder Judiciário por meio do Programa Verde Novo e em parceria com a Energisa, realizará uma ação de Educação Ambiental em escolas municipais e estaduais.