Connect with us

Cuiabá

“Estamos fazendo história ao priorizar os mais vulneráveis, integrando, valorizando e proporcionando dignidade a todos os cidadãos”, reafirma prefeito ao assinar compromisso pelo combate à fome

Publicado

em

“Fizemos uma escolha clara em nossa gestão: priorizar os mais necessitados. Em todas as decisões que tomo, enfatizo que Cuiabá deve ser olhada do centro para os bairros, alcançando todas as famílias, mesmo as mais distantes da dignidade humana. É com esse compromisso que entregamos em tempo recorde o maior hospital público do estado, o HMC, com padrão de qualidade de hospital particular, atendendo à população do SUS e aos mais carentes. Nossa gestão tem sido marcada pela construção de obras, viadutos, asfaltamento, unidades escolares, unidades de saúde, CRAS e CREAS, sempre priorizando os mais pobres. Em 2016, quando vencemos nossa primeira eleição, os marqueteiros me perguntaram qual palavra eu escolheria para definir nossa gestão como prefeito; na época, eu era deputado estadual. Minha resposta foi “humanização”. E, de fato, a humanização é o cerne de nossa administração”, assim descreveu o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o compromisso com a gestão da capital mato-grossense em solenidade de assinatura de convênio para efetivação do maior programa da história de Cuiabá: o Prato Cheio, além da adesão ao Plano Brasil Sem Fome, desenvolvido pelo governo federal.

O evento contou com a participação de três ministros: Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, de Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e de Desenvolvimento Agrário e de Agricultura Familiar, Paulo Teixeira e reuniu dezenas de autoridades. Durante a solenidade, o prefeito destacou ainda o esforço desenvolvido pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, em benefício dos mais carentes. “A primeira-dama representa muito mais do que um título ou uma posição. Ela personifica a essência da função, que é inspirar mulheres, crianças e famílias a trabalhar juntas na construção de uma sociedade mais digna, justa e igualitária. O papel da primeira-dama vai além das formalidades e protocolos. Ela carrega consigo a responsabilidade de ser um farol de esperança e de ação positiva, um exemplo a ser seguido por todos. Seu estado de espírito é o de alguém que se dedica incansavelmente a causas nobres, que se preocupa com o bem-estar de sua comunidade e que se empenha em promover mudanças significativas. Assim como a primeira-dama, a verdadeira essência da liderança está em inspirar e capacitar as pessoas a fazerem a diferença. Finalizou que o evento desta sexta-feira (22) é uma vitória dos comunitários e destacou que são as lideranças nos bairros, ao lado dos vereadores, que alicerçam as ações a serem desenvolvidas pela administração, reforçando que o programa Prato Cheio ofertará mais de 26 mil refeições ao mês, por meio de 20 restaurantes credenciados em bairros das quatro regionais de Cuiabá. “Estamos testemunhando a demonstração de força do movimento comunitário, que conta com o apoio de três ministros de Estado em prol do maior programa de combate à fome da história de Cuiabá, o ‘Prato Cheio’, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro. Em Cuiabá, estamos fazendo história ao priorizar os mais vulneráveis, integrando, valorizando e proporcionando dignidade a todos os cidadãos, independentemente de sua localização na cidade. Esta é a marca de nossa gestão, e continuaremos trabalhando incansavelmente para um futuro melhor para Cuiabá e seu povo”. Ao finalizar seu discurso, o prefeito adiantou que estuda a implementação de mais uma medida de fomento ao desenvolvimento das famílias mais carentes. “Estou empenhado, junto com toda a minha equipe, em implementar o Tarifa Zero no transporte coletivo de nossa capital em um prazo muito breve. Compreendemos que muitos cidadãos enfrentam dificuldades para arcar com o custo das tarifas de transporte público, e nosso objetivo é aliviar essa carga financeira. Estamos trabalhando incansavelmente para tornar esse projeto uma realidade, contando com o apoio da administração municipal de Cuiabá. Acreditamos que, dessa forma, estamos dando passos importantes na direção de um transporte público mais acessível e justo para todos”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora