Connect with us

MATO GROSSO

“Estamos buscando aprender com as experiências exitosas de Mato Grosso”, afirmam governadores da Colômbia durante visita

Publicado

em

Uma comitiva de governadores colombianos se reuniu com o governador Mauro Mendes, nesta quarta-feira (29.08), no Palácio Paiaguás, para discutir oportunidades de investimento e troca de experiências sobre o modelo de desenvolvimento de Mato Grosso.

“Nosso país, a Colômbia, também possui um grande potencial de produção agrícola, e estamos buscando aprender com as experiências exitosas do estado”, afirmou a governadora do Departamento de Meta, Rafaela Cortés Zambrano.

Ela destacou o comprometimento do governador Mauro Mendes com medidas que impulsionaram o agronegócio no estado.

“A expertise de Mato Grosso, liderada pelo governador Mauro Mendes, certamente nos guiará para o caminho certo no desenvolvimento de futuros negócios e oportunidades”, disse.

Mendes apresentou as políticas de desenvolvimento sustentável que Mato Grosso vem implementando, com foco na preservação ambiental e na conciliação entre produção agropecuária e a proteção dos recursos naturais.

“Nosso estado está na vanguarda da agricultura sustentável, investindo em tecnologias que protegem nossos recursos naturais e garantem um futuro próspero para as próximas gerações. Acreditamos no trabalho em conjunto entre o desenvolvimento do agronegócio e a preservação ambiental, mostrando que é possível produzir alimentos de forma eficiente e com respeito à natureza”, afirmou.

O governador também ressaltou o grande potencial de Mato Grosso em outros setores, como a mineração, a energia renovável e o turismo.

“O agronegócio é, sem dúvida, o carro-chefe de Mato Grosso, mas nosso estado é um celeiro de oportunidades em diversas áreas. A mineração, a energia renovável e o turismo são setores que se destacam e que, com investimentos estratégicos, podem impulsionar ainda mais o desenvolvimento do nosso estado”, disse.

Mendes finalizou destacando a importância da Colômbia para o fortalecimento dos negócios entre os países.

“A Colômbia tem se mostrado um parceiro estratégico para o Brasil, especialmente no agronegócio. O número crescente de empresas brasileiras por lá, inclusive de Mato Grosso, demonstra a confiança no potencial do país. Ver empresas mato-grossenses, com grande potencial no cultivo de soja e milho, impulsionando a produção colombiana, é um sinal claro de que estamos no caminho certo para fortalecer a produção nacional e expandir nossos negócios para o mundo todo”, completou.

A comitiva segue para Sinop, onde irá conhecer uma usina de etanol de milho, entre outras indústrias na região.

Participaram da reunião com o governador Mauro Mendes: o governador do Departamento de Vichada; Renson Jesús Martínez Prada, governador do Departamento de Arauca; Juan Guillermo Zuluaga Cardona, ex-ministro da agricultura e ex-governador de Meta; Arturo Adolfo Dajud Durán, gerente da iniciativa Soya-Maiz; Gabriel Jaramillo Sanint, fundador da Fazenda San Jose; Guilherme Scheffer, diretor financeiro e comercial Grupo Scheffer; Paulo Moreira Junior, CEO da Fazenda San Jose e Scheffer Colômbia; e Juan Pablo Albornoz Brahim, gerente administrativo e financeiro da Scheffer Colômbia.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora