Connect with us

MATO GROSSO

Estagiários do TJMT fazem capacitação sobre sessão de julgamento por meio de projeto Super Stargio

Publicado

em

O programa de estágio em Direito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Super Stargio, ministrou sua 14º capacitação na quinta-feira (15), uma aula sobre sessão de julgamento para os estagiários no plenário 3. Foram cerca de 30 estagiários presencialmente e de forma on-line.
 
“Essa aula vem para que o estudante possa fazer uma ponte entre o que ele aprende na teoria e o que ele aplica”, contou a facilitadora convidada foi Michele Campos Assaoka Lustosa, Diretora da 1ª Câmara de Direito Privado. A aula durou quase 1 hora, Michelle explicou como usar o aplicativo ClickJud, como ser portar na sessão e descomplicou alguns conceitos e jargões usados no Tribunal.
 
Ao final da aula, foi feito um quiz interativo sobre os principais assuntos abordados, os três primeiros colocados ganharam brindes. Quem ficou em primeiro lugar foi Kauanny Campos, estagiária da Primeira Câmara do Direito Privado, ela conta que no estágio tem a oportunidade de ver os conceitos da capacitação ao vivo: “toda terça feira vejo a sessão de julgamento presencial ou por videoconferência”.
 
A coordenadora do projeto Super Stargio, Luiza Maria de Miranda Almeida Folle, anunciou que nos próximos dias organizarão uma simulação de julgamento com os estagiários, voluntários puderam sortear os papéis que vão interpretar no dia da sessão.
 
“Uma coisa é a sala, outra é ter o contato com a teoria na prática”, contou Wesley Luna Goes, um dos voluntários da atividade, ele também estagia na Primeira Câmara do Direito Privado.
 
Luiza deixou uma mensagem aos alunos: “Conhecimento não é limitado, aproveitem, aprendam independentemente da idade, a gente está em constante aprendizado. Vocês são importantes para o funcionamento do judiciário.”
 
A aula é parte das comemorações da Semana do Estagiário, realizada em prol do Dia do Estagiário que é comemorado no dia 18 de agosto, próximo domingo. Além das capacitações e da simulação de julgamento, na sexta (16) foram realizados círculos de construção de paz no Fórum da capital e no Tribunal de Justiça.
 
Anna Giullia Nunes Magro (estagiária)
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 

imprensa@tjmt.jus.br

 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros resgata gato e duas cobras de locais de risco

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.

No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.

No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.

Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.

Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.

Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.

Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora