A vice-presidente dos Estados Unidos , Kamala Harris , acusou a Rússia de crimes contra a humanidade. O discurso foi feito logo quando a guerra da Ucrânia está próxima de completar um ano. Foi a primeira acusação formal do tipo feita pelo país norte-americano.
Em discurso feito na Conferência de Segurança de Munique, Alemanha, a vice-presidente afirmou: “no caso das ações da Rússia na Ucrânia , nós examinamos as evidências, nós conhecemos os parâmetros legais e não há dúvida. Esses são crimes contra a humanidade”.
A representante política enumerou atos monstruosos perpetrados pela Rússia, entre eles torturas, estupros, execuções e a deportação de milhares de cidadãos ucranianos, incluindo crianças . Todos fazem parte do ataque contra a população civil.
O governo dos Estados Unidos já havia acusado a Rússia de cometer crimes de guerra em março do ano passado, mas a acusação de crimes contra a humanidade é mais grave.
“Vamos concordar: em nome das vítimas, tanto as conhecidas quanto as desconhecidas, justiça deve ser feita”, afirmou Kamala, que também reforçou que todos os militares invasores serão julgados pelos atos .
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.