No alerta emergencial encaminhado aos escritórios de saúde e aos municípios o Estado solicita urgentemente a “imediata tomada de providências pelas Secretarias Municipais de Saúde e pelos Escritórios Regionais de Saúde do Estado, cada qual em sua abrangência, para enfrentarmos o atual cenário epidemiológico no estado de Mato Grosso de exponencial aumento dos casos de síndromes febris (que engloba dengue, dengue grave e/ou com complicações, zika e chikungunya) e de síndromes respiratórias agudas graves (que abrange as influenzas, Covid-19 e os pneumovírus circulantes) que estão causando a atual superlotação de leitos pediátricos de UTI e a sobrecarga geral da rede de atenção”.
Entre as solicitações está o pedido para inclusão imediata dos casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) o mais rápido possível, de maneira a orientar as ações de controle vetorial e a organização dos serviços de saúde para acompanhamento dos pacientes, entre várias outras providencias.
O secretário de Saúde de Sorriso, Luis Fábio Marchioro cita que o Município vem implantando medidas para ampliar o atendimento há mais de 20 dias, já tomou várias medidas como a abertura de uma extensão da UPA à noite e também a Upinha durante todo o fim de semana. Além do atendimento noturno no PSF Santa Clara. “O prefeito destacou todas as medidas em uma coletiva com a imprensa nesta manhã”, frisa Luis Fábio.
O gestor destaca que somente ontem, 28 de março, os serviços de plantão da saúde municipal registraram 691 atendimentos em 24 horas. Na Upa Sara Akemi Ichicava 515 pessoas atendidas; na Upinha da Zona Leste (PSF Novos Campos) no horário noturno foram 120 pessoas atendidas e no PSF Santa Clara, no horário estendido, das 18 horas à meia-noite, 56 pessoas atendidas. “A maioria com os sintomas descritos pelo alerta do Estado”, destaca.
Hoje, dia 29, a UPA de Sorriso tem 13 pacientes aguardando vaga para atendimento de alta complexidade, no caso, em hospitais regionais. Desse total três são crianças. “Mas graças a Deus, nesse exato momento não temos ninguém aguardando vaga de UTI”, ressalta.
“Nunca atendemos tantas pessoas em apenas 24 horas, por isso, mais uma vez pedimos a compreensão, quem está do outro lado também é humano, cansa; mas está comprometido em dar seu melhor em cada plantão e pode demorar, mas ninguém saíra sem atendimento”, reforça.
Confira o alerta emergencial na íntegra:
file:///C:/Users/5063/Downloads/Cenario%20Epidemiolo%CC%81gico%20Emergencial%20MT_28-03-2023%20(2).pdf