Connect with us

Sorriso

Espetáculos marcam o encerramento semestral dos polos culturais em Sorriso

Publicado

em

O cronograma será de acordo com cada bairro e distrito

A Prefeitura Municipal de Sorriso, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), realiza a partir deste domingo (26), o encerramento das atividades semestrais ofertadas nos 15 polos culturais do Município.

Segundo a gestora da Semcultj, Marisa Netto, as apresentações finais seguirão um cronograma nos bairros e distritos em que as oficinas acontecem, para que todos os familiares possam ter a oportunidade de prestigiar os espetáculos.

A programação reunirá mais de 3300 crianças, que fazem parte dos cursos de música, dança e artes.

“Convidamos os pais, amigos e familiares dos nossos alunos que se façam presentes nos polos para as festividades de conclusão de mais um ano de trabalho, além de poder prestigiar o talento dessas crianças. Estamos encerrando as atividades com a sensação de dever cumprido e com promessas de muitas novidades para o ano que vem”, frisa.

Acompanhe as datas, horários e locais das apresentações conforme o cronograma abaixo.

Polo Escola de Música São Domingos: 26/11, às 19h, Praça da Juventude;

Polo Mário Raiter: 27/11, às 19h, no Barracão Comunitário do Mário Raiter;

Polo Santa Maria: 28/11, às 19h, no Barracão Comunitário do Santa Maria;

Polo São José: 29/11, às 19h, na Quadra Municipal do CRAS São José;

Polo Distrito de Primavera: 30/11, às 19h, na Quadra da Escola Municipal Primavera;

Polo Distrito de Boa Esperança: 01/12, às 19h, no CTG Porteira da Saudade;

Polo São Domingos: 04/12, às 19h, na Quadra da Escola Municipal São Domingos;

Polos Biblioteca Monteiro Lobato e CCI: 05/12, às 19h, no Centro de Eventos Ari José Riedi;

Polo SESI: 06/12, às 19h, no Centro de Eventos Ari José Riedi;

Polo Centro de Eventos – Música: 07/12, às 19h, no Centro de Eventos Ari José Riedi;

Polo Centro de Eventos – Dança: 08/12, às 19h, no Centro de Eventos Ari José Riedi.

Marisa Netto, ressalta ainda que, a projeção para 2024 é criar mais polos culturais para atender pelo menos 5 mil crianças. Outra demanda, é a realização de um processo seletivo para a contratação de novos profissionais para atuar na cultura.

“A procura de vaga é muito grande em nossos polos, e para tentar atender essa necessidade, vamos aumentar a oferta de oficinas e profissionais. Em janeiro, faremos um processo seletivo para o preenchimento de vagas de cargos temporários de todas as áreas e segmentos, como: balé, música, teclado, violão, sanfona, bateria, enfim, todas para todas as oficinas. Gostaria de agradecer o prefeito Ari Lafin e a primeira-dama Jucélia Ferro, pelo apoio e pela confiança em nosso trabalho na formação dessas crianças”, declarou.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Inematt inaugura serviço de hemodiafiltração por alto volume

Publicado

em

Por

O Instituto Nefrológico de Sorriso (Inematt) inaugurou nesta manhã, 7 de novembro, o serviço de hemodiafiltração de alto volume. O método, explica o médico nefrologista Vitor Carlos Souza Vieira, é mais eficiente por ter um filtro maior, o que possibilita a eliminação de mais toxinas do organismo de pessoas em diálise. Inicialmente, cinco pacientes passam a fazer a diálise pelo método, quatro são de Sorriso e um de Itanhangá.

Vieira destaca que a hemodiafiltração de alto volume é o tratamento que mais se aproxima da função fisiológica de um rim normal. “É uma modalidade relativamente nova e vem se destacando por oferecer um aumento significativo na sobrevida dos pacientes renais que fazem hemodiálise; o método também proporciona menos efeitos colaterais do que a diálise comum, reduzindo o surgimento de dores de cabeça, náuseas e astenia durante e após as sessões, e o risco de queda de pressão arterial, diminuindo também o risco de internamento”, frisa.

O procedimento é recomendado principalmente para pessoas que têm maior risco cardiovascular e insuficiência cardíaca, hiperfosfatemia não controlada, amiloidose e polineuropatia por acúmulo de toxinas urêmicas, instabilidade hemodinâmica durante a diálise, anemia associada à inflamação.

Responsável pelo Instituto em Sorriso, Vieira destaca que a clínica é pioneira no médio norte/norte do Estado no procedimento. “Há dois espaços em Cuiabá que disponibilizam a hemodiafiltração de alto volume, um é o próprio Inematt de Várzea Grande e além disso só encontramos esse tratamento em grandes centros como São Paulo , Rio, Brasília, Curitiba, Porta Alegre, dentre outros; então esse serviço aqui em Sorriso é um grande diferencial para pacientes em diálise”, destaca.

O profisisonal pontua ainda a importância do trabalho desenvolvido pelo prefeito Ari Lafin e o secretário de Saúde, Luis Fábio Marchioro para a instalação do Inematt em Sorriso. “Dividimos essa conquista com a sociedade e agradecemos o apoio do prefeito e de toda a equipe para a instalação do Instituto e no avanço desse tratamento”, finaliza.

Hoje, Sorriso tem 36 pacientes em atendimento no Instituto. Além disso, há pacientes de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã e Tapurah.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora