Connect with us

BRASIL

Especial Paris 2024: dicas de vinhos franceses para beber na cidade

Publicado

em

Especial Paris 2024: dicas de vinhos franceses para beber na cidade
Yumi Kuwano

Especial Paris 2024: dicas de vinhos franceses para beber na cidade

Quase no auge do verão europeu e com olimpíadas acontecendo em Paris , para quem visita a França — reconhecida pela qualidade e tradição na produção dos vinhos — é quase obrigatório separar um tempinho para conhecer novos rótulos de uma das bebidas mais amadas do mundo.

Por causa do calor, o momento pede vinhos leves e frescos, e muito champanhe para celebrar as vitórias do Brasil, claro. A especialista no assunto e colunista do GPS|Brasília , Adriana Nasser, traz dicas incríveis para essas ocasiões com opções, inclusive, de bons rótulos para encontrar nas prateleiras dos supermercados franceses.

Para quem quer algo abaixo de 10 euros, a dica da especialista é o rosé Domaine de la Croix Cru Classé . Entre os brancos, destaque para o Vin de Savoie Apremont. “Fácil de achar em mercados com ótimo preço”, avalia Nasser. Já para aqueles que não abrem mão dos tintos, ela indica um Bas Rocher , da região de Bordeaux, que custa menos de 5 euros.

Nas celebrações das vitórias nos Jogos, o Monopole Heidsieck é a opção perfeita e, segundo Adriana Nasser, dá pra encontrar facilmente em supermercados.

“E para quem busca algo mais exclusivo, vale ir em lojas especializadas. Tem uma super badalada que é de uma brasileira. Marina Giubert é dona da Enoteca Divvino Paris, localizada bem pertinho da tradicional Place de la Bastille. Vale dar uma passadinha lá para conhecer e provar vinhos de extrema qualidade”, revela Nasser.

Passeios

Para os apaixonados por história e que querem aprofundar ainda mais no mundo dos vinhos, há a possibilidade de fazer passeios nas famosas rotas dos vinhos espalhadas pelo país, caso tenham um tempo extra. No nordeste da França, a região da Alsácia, a cerca de três horas de Paris, é conhecida por vinhos brancos elegantes e perfumados. As principais uvas da região são Riesling , Gewürztraminer e Pinot Gris, e o lugar é um charme à parte, com vilas medievais, vistas panorâmicas e muitas vinícolas familiares.

Já o Vale do Loire, no centro da França, conhecido pelos castelos históricos, oferece ótimos vinhos leves e frutados, brancos e tintos, principalmente de uvas como Chenin Blanc , Sauvignon Blanc e Cabernet Franc .

Por fim, a região de Bordeaux, no sudoeste da França, já é bastante conhecida no mundo mas vale super a pena incluir no roteiro para quem gosta de vinhos tintos encorpados. São 60 km ao longo do rio Garonne, com belas paisagens e vinícolas tradicionais como Chateau Margaux , Chateau Latour e Chateau Lafite Rothschild .

The post Especial Paris 2024: dicas de vinhos franceses para beber na cidade first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora