Paris, a eterna Cidade Luz, é uma metrópole rica em história, cultura e charme. Ela é composta por 20 distritos conhecidos como “arrondissements”, cada um formado por quatro bairros administrativos, totalizando 80 circunscrições, cada um com suas características únicas, tornando a cidade um verdadeiro mosaico de experiências.
Com uma extensão de mais de 105 km², as 20 arrondissement de Paris possui suas características distintas e é numerado sequencialmente em uma espiral no sentido horário, começando do centro da cidade. Essa divisão foi estabelecida em 1860 pelo Barão Haussmann, com o intuito de organizar melhor a expansão urbana.
Trocadero é sinônimo de elegância e vistas deslumbrantes. Este bairro é conhecido por seus jardins exuberantes, como os Jardins do Trocadero, e pela proximidade ao icônico Champ de Mars e à Torre Eiffel. Além de ser uma área diplomática e repleta de museus, o Trocadero oferece uma das melhores vistas da Torre Eiffel, o símbolo mais famoso de Paris e de toda a França.
2. Montparnasse
Montparnasse é um bairro que exala arte e cultura. Seu nome, inspirado no Monte Parnassus da mitologia grega, reflete a presença das musas. Famoso por ter sido o lar de escritores como Baudelaire e Flaubert, Montparnasse também abriga o cemitério homônimo, onde repousam figuras célebres como Edith Piaf e Jim Morrison. É um local imperdível para os amantes da literatura e da cultura.
Situado no coração do Sena, o bairro Île de la Cité é o núcleo histórico de Paris. Foi aqui que surgiram os primeiros assentamentos da cidade, tornando-o um centro de grande importância histórica. Destacam-se a Catedral de Notre Dame, a Sainte Chapelle com seus vitrais deslumbrantes, e o Palácio da Justiça. O mercado de flores adiciona um charme especial a essa área que é fundamental para qualquer visita a Paris.
4. Tuileries
O distrito de Tuileries é um dos mais vibrantes de Paris, repleto de atrações. A Place de la Concorde, o Jardim das Tulherias e o Museu do Louvre são apenas alguns dos pontos de interesse. Este bairro também abriga o Musée d’Orsay, dedicado à pintura impressionista, e a elegante Praça Vendôme. Com sua mistura de história, arte e cultura, Tuileries é um destino essencial para os visitantes da cidade.
O Quartier Latin é conhecido por sua atmosfera vibrante e espírito estudantil. Historicamente associado à Universidade de Sorbonne, onde o latim era amplamente falado, este bairro está repleto de cafés, cinemas e teatros. Entre suas atrações, destacam-se o Palácio e Jardins de Luxemburgo, o Panteão e a lendária livraria Shakespeare and Company. Além disso, é uma das áreas mais acessíveis do centro de Paris, tanto em termos de preços quanto de vida noturna.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.