Nesta sexta-feira (26), Paris se tornará a capital do esporte com o início das Olimpíadas 2024, mas além das competições, a Cidade Luz oferece uma experiência gastronômica única. Conhecida mundialmente por sua culinária, Paris é o lar de alguns dos melhores restaurantes do planeta.
O GPS|Brasília separou algumas sugestões imperdíveis para quem vai aproveitar os jogos olímpicos in loco. Confira:
L’Atelier Joel Robuchon
Com duas unidades em Paris, uma em St. Germain e outra próxima à Champs-Élysées, este restaurante também possui filiais em cidades como Nova York, Las Vegas, e Londres. O almoço é servido em um menu executivo, enquanto o jantar oferece uma experiência mais sofisticada. É necessário fazer reserva e o preço médio por pessoa é de 100 euros, cerca de R$609,00.
Comandado pelo chef Maximilian Wollek, o Bistrot Instinct oferece um menu que combina clássicos franceses com um toque moderno. Tudo é feito na casa, incluindo os cordiais usados nos coquetéis, proporcionando uma experiência culinária fresca e autêntica.
Le Train Bleu
Localizado dentro da estação de trem Gare de Lyon, Le Train Bleu é famoso pela sua decoração e culinária tradicional francesa. O local, declarado Monumento Histórico Nacional, foi inaugurado em 1900 e oferece uma experiência gastronômica que vai além dos pratos servidos.
Para um jantar romântico com vista para a Torre Eiffel, Les Ombres é a escolha perfeita. A vista compensa o preço mais elevado e a necessidade de reserva. Outras opções com vistas incríveis incluem o 10ème Ciel, o Ciel de Paris, o Georges Pompidou, o Perruche e o Jules Verne, localizado na própria Torre Eiffel.
L’Amis Louis
Este bistrô é muito procurado devido ao seu ambiente familiar e pratos generosos. Fundado em 1924, o L’Amis Louis é frequentado tanto por parisienses quanto por turistas e é conhecido por receber chefes de Estado e celebridades.
L’Avenue
Frequentado por brasileiros e localizado na badalada Avenida Montaigne, o L’Avenue é um restaurante ideal para quem procura boa comida em um ambiente agradável. Para garantir que conseguirá ser atendido, é indispensável fazer uma reserva.
Le Matignon
Situado perto da Champs-Élysées, no coração do Triângulo Dourado, o Le Matignon é um ponto de encontro para refeições durante o dia, e para a vida noturna da Cidade Luz. À noite, o local se transforma em um clube animado.
Instalada na antiga residência gótica de Alfred Nobel, a Maison Russe é parte do grupo Paris Society. O local foi renovado recentemente, e traz luz natural e cores vibrantes para um ambiente sofisticado.
Le Soufflé
Especializado em soufflés desde a década de 1960, o Le Soufflé oferece uma variedade de opções salgadas e doces em um ambiente tradicional. Localizado próximo à L’Opera, é uma escolha mais acessível, com pratos em torno de 40 euros por pessoa, cerca de R$240.
La Suite Girafe
Localizado no 9º andar da Cidade da Arquitetura e do Patrimônio, La Suite Girafe oferece uma vista panorâmica de Paris e uma experiência gastronômica exclusiva. Inspirado na arquitetura Art Déco, o restaurante é ideal para almoços e jantares sofisticados.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.