Connect with us

Cuiabá

Especial Espetáculo do Siminina: Apresentação artística entra para história com mais de mil pessoas na plateia

Publicado

em

Mais de 600 meninas do programa Siminina apresentaram o espetáculo ‘O Reino Encantado das Siminina’, neste domingo (8), no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A coordenação do programa considera a apresentação artística como a maior da história do programa.

De acordo com a coordenação do Siminina, o evento estava sendo planejado há alguns anos, em conjunto com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama, e foi uma oportunidade única para as meninas terem um contato mais amplo com à arte e cultura.

“Foi transformar um sonho em realidade, dar oportunidade para essas meninas conhecerem um teatro, se apresentarem para esse público grandioso que são as pessoas que elas mais amam, seus pais, avós e familiares”, ressaltou Dalma Beatriz, coordenadora do programa.

As duas sessões realizadas, no período matutino e vespertino, totalizaram o público de mais de 1 mil pessoas entre familiares e autoridades. A sessão final do espetáculo será realizada, no próximo domingo, no Teatro Zulmira Canavarros.

A primeira-dama Márcia Pinheiro, uma das incentivadoras da apresentação, expressou a sua satisfação com o evento que tem um grande impacto na promoção social das meninas.

“Através da expressão artística-cultural, nós estimulamos essas meninas no seu desenvolvimento seja na parte cognitiva, artística ou cultural. Sem contar que é uma oportunidade para o aprimoramento de jovens talentos explorar suas habilidades na dança”, explicou.

A moradora do bairro Jardim Leblon, Valdineia Santos, mãe da Siminina Valentina, tem notado os benefícios do desenvolvimento integral das jovens que o ballet tem proporcionado.

“Desde que a minha filha entrou no projeto Siminina ela tem desenvolvido um dom. Ela tem buscado se dedicar ao ballet, à dança e nós notamos essa diferença dentro de casa. O espetáculo vai marcar não só a vida dela, mas a de toda a nossas famílias”, disse.

O ballet é uma das inúmeras atividades do programa Siminina que tem sido implantada pela administração do prefeito Emanuel Pinheiro. Aulas como de inglês, informática, fanfarra, dança, judô, plantio de hortifruti englobam o maior conjunto de ações da história do programa.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora