As escolas estaduais de Tempo Integral Plácido de Castro e São José do Rio Claro, ambas em Diamantino, foram destaques na etapa estadual do 7 º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), realizado em parceria com a FIAN Brasil e a Fundação Pitágoras. O resultado foi divulgado esta semana e as quatro estudantes que representaram a Rede Estadual de Ensino no evento comemoraram a conquista como uma reafirmação dos resultados das escolas de Tempo Integral.
Julia Zeri, Anna Villa e Nicole Finger, da Escola Estadual São José do Rio Claro, foram classificadas em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente, na categoria Ensino Fundamental. Para as estudantes, é unanimidade que o número de horas passadas dentro do ambiente escolar proporciona estímulos às diferentes potencialidades. Segundo elas, a classificação no concurso de redação reflete o bom resultado delas em sala de aula.
A estudante Aliane Maria Queiroz, da escola Plácido de Castro, que foi classificada na categoria Ensino Médio, também defende essa análise. “Além do tempo integral na escola, os investimentos em equipamentos, materiais e plataformas contribuíram para o nosso desempenho no concurso. As apostilas do Ensino Estruturado foram fundamentais nesse processo. As redações, temas e a diversidade de assuntos ajudaram nisso”, contou.
Segundo Júlia Marino, a similaridade do tema do concurso com os assuntos tratados na escola mostra que a educação pública está antenada aos temas relevantes e presentes na realidade social. Ela lembra que o tema foi “Prato feito: alimentação de qualidade é sinal de dignidade”.
“Trabalhamos com a pedagogia da presença acadêmica, temos como foco principal, além do projeto de vida do aluno, o protagonismo estudantil. A todo momento nós incentivamos a participação dos estudantes em concursos, olimpíadas e contribuímos com materiais para que eles se preparem para o desafio”, completou a diretora da Escola Estadual São José do Rio Claro, Aubley Zeri.
A professora responsável pelos trabalhos das estudantes Plácido de Castro, Lahoa Matos Terra, contou que a preparação para o concurso começou no início do ano. Segundo ela, no decorrer do primeiro bimestre as produções de redação foram abordadas com o propósito de incentivar o estudante para o concurso. Ela também afirmou que os estudantes já haviam reforçado as produções textuais visando as provas do Enem 2023.
Na avaliação do diretor Regional de Educação do polo de Diamantino, Luis Henrique Dutra, o interesse das unidades em participar de concursos e olimpíadas, tanto nacionais como internacionais, vem crescendo. “É importante dizer que a Escola Estadual São José do Rio Claro tem um histórico de ações e que participou da Olimpíada Internacional de Matemática. É importante salientar que as unidades possuem equipes gestoras com professores motivados a fomentar cada vez mais o protagonismo estudantil”, finalizou.
O 7 º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União é um concurso lançado anualmente, direcionado a estudantes de escolas públicas. O concurso também contempla estudantes que se encontram em privação de liberdade ou medida socioeducativa de internação, além dos participantes do EJA – Escola de Jovens e Adultos.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) se fez presente na 2ª edição do projeto “15 Anos Solidário”, em apoio a realização da Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento (a 39 km de Cuiabá), que tem como madrinha a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. Ao todo, 50 debutantes participaram do baile realizado na noite deste sábado (23.11), no Centro de Eventos Antônia de Campos Maciel.
O projeto “15 Anos Solidário”, com o lema “Realizando os sonhos e construindo a Cidadania”, foi direcionado para meninas que completam 15 anos em 2024 e de famílias que estejam inscritas no Cadastro Único. No ano passado, foram 37 anos adolescentes participantes do projeto.
Entre os critérios utilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Livramento para que as meninas participassem do projeto estão a de estar matriculada na escola e possuir carteira vacinal completa.
O Baile de Debutantes é a parte final do projeto “15 Anos Solidário”, que contou com oficinas com temas relacionados à superação de paradigmas e empoderamento da mulher, valorização da autoestima, além de rodas de conversa sobre comunicação não violenta, inteligência emocional, saúde mental, alimentação saudável, saúde da mulher e superexposição em redes sociais e suas consequências.
O secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), Emerson Toledo, ressaltou o impacto transformador do projeto social voltado às jovens participantes. Representando o Governo do Estado de Mato Grosso, ele reconheceu o esforço conjunto para promover mudanças significativas na vida das meninas e na comunidade.
“Essa não é apenas uma festa, mas uma celebração de conquistas. Estamos aqui para marcar o início de muitas vitórias dessas 50 meninas que, a partir de hoje, têm um novo norte. Este projeto vai além de um evento; ele constrói consciência, transforma vidas e reforça a importância da cidadania graças a essa iniciativa que une os esforços do município e do Estado”, afirmou Emerson Toledo.
O secretário adjunto também parabenizou toda a equipe envolvida e destacou o apoio da primeira-dama Virginia Mendes e do governador Mauro Mendes. “Este momento só é possível porque temos uma gestão comprometida com as pessoas, que planeja e realiza ações concretas para transformar vidas. É gratificante ver o impacto desse projeto social. Esperamos que ele continue crescendo e alcançando ainda mais comunidades”, enfatizou.
O vice-prefeito de Nossa Senhora do Livramento e prefeito eleito, Dr. Thiago Gonçalo de Almeida, reforçou seu compromisso com a continuidade da iniciativa durante a celebração das debutantes.
“Esse projeto nasceu de forma humilde, numa noite de plantão, quando pensei em como poderia ajudar as jovens de Livramento. No dia seguinte, compartilhei a ideia com a secretária de Assistência Social e, com o apoio de muitas mãos, esse sonho tomou forma. Sozinho, ninguém chega a lugar algum. Por isso, sou imensamente grato a todos que contribuíram, especialmente ao Governo do Estado e à primeira-dama Virginia Mendes, que sempre acreditaram no potencial dessa iniciativa”, destacou.
A secretária municipal de Assistência Social, Gonçalina Eva de Almeida, pediu que o projeto continue para beneficiar mais meninas no futuro e agradeceu às famílias pela confiança no trabalho realizado. “Se não fosse com a ajuda do município e de todos os envolvidos, este momento não seria possível”, apontou.
Para Yasmin Miranda de Souza, debutante da noite, a realização do evento foi motivo de muita emoção. “Agradeço muito a todos e todas que me ajudaram, porque eu sempre quis ter uma festa de 15 anos. Sei que muitas meninas não têm esse tipo de oportunidade, então estar aqui hoje é algo muito especial. Gostei de todos os cursos, de aprender como me cuidar e valorizar a mulher”, destacou.
Já para Elenilse Paes da Rosa Souza, mãe da debutante Yasmin, comentou que a família sempre sonhou com esta celebração, mas não teria condições de arcar com as despesas.
“Nós até pensamos em fazer algo pequeno, só entre a família, mas esse evento superou todas as expectativas. Está tudo maravilhoso! Eu achei superimportante, porque as debutantes merecem, especialmente as meninas mais simples, terem a oportunidade de participar de um evento tão especial como esse. Espero que iniciativas assim aconteçam em outras cidades também”, destacou.
Também estiveram presentes a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento, Leila Lucia Martins de Mello; o vice-prefeito eleito Danilo Monteiro; além de outros secretários municipais, vereadores e servidores da Setasc.