O primeiro dia de desfiles no Anhembi encheu de cores o sambódromo paulistano com as fantasias e adereços das escolas do Grupo Especial. A noite começou com a Camisa Verde e Branco, que retornou à elite das escolas de samba neste ano com um enredo sobre Oxóssi. Barroca Zona Sul desfilou em seguida com um enredo sobre seus 50 anos de história e a Dragões da Real foi a terceira falando sobre reis e rainhas da África.
A quarta escola a desfilar foi a Independente Tricolor, que exaltou as mulheres negras com um enredo sobre as lendárias guerreiras de Daomé. Já a Acadêmicos do Tatuapé homenageou a cidade baiana de Mata de São João.
As duas últimas escolas foram a Mancha Verde, que exaltou a cultura agrícola brasileira, e a Rosas de Ouro, que fez seu carnaval sobre um ícone paulistano, o Parque do Ibirapuera.
Desfile das escolas do grupo especial SP – Agência Brasil
Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.
O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.
“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.
É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.
“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.
O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.
“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.