Connect with us

Cuiabá

Escolas da rede pública municipal iniciam atividades do programa ‘A União Faz a Vida’

Publicado

em

Unidades da rede pública municipal de ensino de Cuiabá iniciaram no mês de abril as ações do programa ‘A União Faz a Vida (PUFV)’ que este ano conta com a participação de 5.489 crianças/estudantes e o envolvimento de cerca de 450 profissionais, entre professores e equipes gestoras, da Educação Infantil ao 6º Ano. Além da formação dos profissionais, o programa possui material estruturado para os estudantes e orientação aos pais.

Na programação das atividades, na próxima sexta-feira (5) estudantes Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Eugenia Pereira de Mello, localizada no bairro Vista Alegre, participam do lançamento das atividades do programa durante a festa da família e na EMEB Cel. Octayde Jorge da Silva, no bairro Tancredo Neves, no dia 12, estudantes do 4º vão participar de expedição investigativa, com o tema Fontes Históricas e sua importância para a humanidade.

O Programa ‘A União Faz a Vida’ é executado por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Cuiabá, representada pela Secretaria Municipal de Educação, e a Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Ouro Verde do Mato Grosso – Sicredi Ouro Verde, com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Na rede pública municipal de ensino o programa já é desenvolvido a 10 anos.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins disse que desde a sua implantação, o Programa vem sendo aprimorado, através das formações dos profissionais envolvidos e assessorias pedagógicas. “Orientando e acompanhando os trabalhos nas unidades educacionais tivemos oportunidade de presenciar como as ações desenvolvidas, por meio do A União Faz a Vida, fizeram a diferença na vida das nossas crianças/estudantes”, disse ela.

Avaliação

A assessora pedagógica do ‘A União Faz a Vida’, Cléria Paula Franco esteve em Cuiabá no período de 19 a 25 de abril. Nesse período, ela visitou as 16 unidades que já desenvolvem o programa, para alinhamento e mapeamento das necessidades e participou dos I Encontro de Gestores. Ela falou sobre as expectativas para 2023. “Neste momento estaremos levantando os pontos fortes, as necessidades e os desafios de cada escola, em relação as ações realizadas em 2022 e, a partir daí, vamos definir as estratégias para 2023”, explicou a assessora pedagógica.

Cléria Paula Franco, explicou que o ‘A União Faz a Vida’ é um programa de responsabilidade social e seu principal objetivo é promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Através da metodologia ativa e de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.

Durante o evento foram avaliadas as ações realizadas no ano passado e definidas as estratégias para 2023 e entregues os Kits para todos os profissionais envolvidos no PUFV.

O diretor da EMEB Santa Cecilia, localizada no bairro Pico do Amor, Paulino Alves de Oliveira, destacou a importância do Programa para a comunidade escolar. “O estudante é o protagonista de todas as ações através de aulas de campos, investigação, da curiosidade nos vários aspectos educativos. Além disso, toda a unidade é beneficiada com informações sobre Educação Financeira”, disse Paulino Alves agradecendo a parceria e os resultados alcançados pela comunidade escolar.

Carla Brito, diretora da EMEB Prof.ª Elza Luíza Esteves, localizada no bairro Canjica contou que a unidade aderiu ao programa no ano passado. “A expectativa para 2023 é uma maior participação de toda a unidade e interação entre a família e estudantes. Os estudantes vivenciam, na prática, no seu dia a dia, as ações do PUFV e, aguardamos com muita alegria que o Programa seja desenvolvido com todo o sucesso”, disse ela.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora