Nesta terça-feira (24), a Escola Municipal Valter Leite Pereira, recebe o espetáculo “Salve o Planeta Brincando”, dos humoristas Tchó e Béppi, realizado Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, por meio da Ação Cultural, com o apoio da Assembleia Legislativa do estado. A escola sorrisense foi escolhida para abrir a turnê de apresentações que passará por mais cinco escolas do Norte de Mato Grosso.
As escolas contempladas terão direito a duas sessões do espetáculo, de forma gratuita. Em Sorriso, os estudantes poderão prestigiar a peça nos horários de 9h30 e às 15h30.
“Ficamos felizes por escolherem nossa cidade para ser a primeira a apreciar esse lindo espetáculo. Sem dúvidas, nossos estudantes terão grandes aprendizados e experiências de boas práticas que contribuam para o nosso dia a dia melhor em sociedade” destaca a secretária de Educação Lúcia Drechsler.
Conforme explica a diretora geral da Ação Cultural, Viviene Lozi, o objetivo central é utilizar o teatro como ferramenta pedagógica no processo de conscientizar e incentivar as crianças para novos hábitos e cuidados com o meio no qual estão inseridos, despertando atitudes e cuidados com o lixo, coleta seletiva e prevenção ao mosquito da dengue.
“Acreditamos na proposta devido ao tema atual que pode posteriormente ser utilizado como conteúdo transversal em várias disciplinas,” detalha Viviane.
A encenação fica por conta dos personagens Tchó e Béppi, dois colonos bem atrapalhados que passam por diversas situações relacionadas à importância do descarte correto do lixo, cuidados com a água e a prevenção e combate ao mosquito da dengue. O roteiro e peça são divididos entre os atores e diretores, intérpretes dos personagens, Fabiano Mezzacasa e Luciano Vendrame.
Há 18 anos a dupla humorística se apresenta em palcos de todo o país, além de rádios, televisões e tem forte presença nas redes sociais. A dupla tem afinidade com as crianças e pretende contribuir com o desenvolvimento dos futuros cidadãos.
“A gente já fez trabalhos semelhantes em outras escolas e é muito legal quando os pais nos procuram para contar que a gurizada chega em casa mandando fechar a torneira, procurando tirar sacolas plásticas do quintal e falando que o lixo tem que ser separado. Isso fica na cabeça deles e desta forma, penso que ajudamos a melhorar a sociedade”, destaca Fábio Mezzacsa, o Béppi.
A programação seguirá por demais cidades nos locais, dias e horários, abaixo:
Sinop – Quinta-feira (26/10): Escola Municipal Jurandir Liberino de Mesquita, às 9h30, e às 15h30.
Colíder – Terça-feira (31/10): Escola Estadual André Antônio Maggi, às 9h30, e às 15h30.
Matupá – Terça-feira (07/11): Escola Municipal Cecília Meireles, às 8h, e às 15h30.
Guarantã do Norte – Quarta-feira (08/11): Escola Municipal Beija-Flor, às 9h30, e às 13h30.