Atenção, magistrados(as) e assessores(as)! A Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) realizará a oficina ‘CHATGPT – Conceito à prática’, em parceria com o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Ao todo, serão disponibilizadas quatro turmas independentes, sendo a primeira delas no dia 14 de novembro.
As demais oficinas serão realizadas nos dias 21 de novembro, 28 de novembro e 5 de dezembro, cada uma com 30 vagas. As aulas ocorrerão sempre das 8h às 12h, via Plataforma Microsoft Teams, com quatro horas de carga horária e frequência mínima exigida de 75%. As quatro turmas são exclusivas para magistrados e assessores de gabinete.
Segundo a juíza Viviane Brito Rebello, coordenadora do Liods-TJMT, atualmente a utilização de sistemas inteligentes tornou-se uma realidade imprescindível para otimizar a tomada de decisões, acelerar a produção de peças processuais, relatórios técnicos, e apoiar a gestão de demandas judiciais, especificamente por meio da ferramenta ChatGPT.
“A oficina está estruturada para proporcionar uma experiência prática aos participantes, interagindo e explorando as ferramentas do ChatGPT, objetivando a aplicação no dia a dia do trabalho de gabinete, oferecendo aos cursistas uma visão mais ampla do potencial dessa tecnologia na otimização de processos e na melhoria da eficiência do trabalho jurídico”, assegurou a magistrada.
O formador será o assessor de Projetos de Inovação no LIODS-TJMT, Pablo Marquesi. Ele é graduado em Ciência da Computação e em Direito, e possui MBA em Gestão de Projetos.
No conteúdo programático constam os seguintes tópicos:
1. Introdução à Inteligência Artificial e ao CHATGPT – Conceitos principais de IA, breve introdução ao ChatGPT e seus usos, com exemplos de aplicação no setor jurídico.
2. Tour pela ferramenta CHATGPT – Demonstração das funcionalidades principais e explicação sobre como interagir com a IA para gerar resultados.
3. Atividades práticas com o CHATGPT – Elaboração de pareceres, relatórios técnicos, minutas de decisões e despachos. Resposta a e-mails e resolução de problemas cotidianos no Judiciário. Redação de ofícios e comunicação oficial. Simulação de casos hipotéticos com foco na otimização de documentos jurídicos e administrativos.
As turmas dos dias 14/11 e 12/05 já estão lotadas. Já, as turmas dos dias 21 e 28/11 terão as inscrições abertas em breve.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail esmagis@tjmt.jus.br ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Banner colorido onde aparece, acima, informações textuais sobre o curso – Oficina ChatGPT – Conceito à prática. Data (14/11/2024), horário (9h às 11h) e local (Plataforma Microsoft Teams). Abaixo, as fotografias do formador Pablo e da coordenadora Viviane. Ele é um homem branco, de cabelo e barba escuros, e óculos de grau. Ela é uma mulher branca, de cabelos grisalhos. Abaixo, a fotografia da diretora da Esmagis, desembargadora Helena Ramos, uma mulher branca, de cabelos escuros e óculos de grau. Já o vice-diretor, desembargador Márcio Vidal, é um homem branco, de cabelos escuros e barba grisalha. Assinam a peça os logos do Judiciário, Esmagis e InovaJusMT.
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT