A diretora-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, e desembargador Márcio Vidal, vice-diretor, participam, em Brasília (DF), do Encontro das Escolas Judiciais e da Magistratura. O evento, que teve início ontem (2 de março) e prossegue até esta sexta-feira (3 de março), é realizado na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Representantes das escolas judiciais e da magistratura de todas as regiões do Brasil se reúnem para o encontro anual com a direção e coordenação das escolas. Nesta edição, foi realizado o lançamento da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum).
“Nós, da Esmagis-MT, assinamos nossa adesão à Rede Nacional, o que representa um importante passo para que todas as escolas judiciais e da magistratura possam trabalhar de maneira mais alinhada, em sinergia de esforços, com foco em capacitações com cada vez mais qualidade e inovação. Trabalhando de maneira conjunta, poderemos compartilhar boas experiências e consolidar o trabalho de todas as escolas do país”, salientou a desembargadora Helena Ramos.
Realizado de forma presencial, o encontro visa aperfeiçoar o trabalho em rede com foco em situações específicas do contexto educativo, por exemplo, as gestões administrativa, pedagógica e acadêmica, dentre outras ações que demandem competências das equipes gestoras e técnico-pedagógicas.
O ministro Mauro Campbell Marques, diretor-geral da Enfam, salientou que o evento propicia atividades que auxiliarão as escolas a atuarem de modo articulado, sobretudo do ponto de vista cooperativo e com maior qualidade nas formações. “Iremos propor soluções para os problemas comuns às escolas, compartilhar as realidades locais e as expectativas de cada uma delas, favorecendo a integração, articulação e o desenvolvimento da Rede como um todo”, afirmou.
Também participam do evento o juiz auxiliar da Esmagis-MT, Antônio Veloso Peleja Júnior, o secretário-geral, Frederico Côsso, e a pedagoga Vânia Maciel Ribeiro.
Renejum – Dentre as suas atribuições, caberá a promoção de estudos, pesquisas, projetos e trabalhos conjuntos, voltados à implementação de atos normativos e políticas públicas no âmbito do Poder Judiciário; o
compartilhamento de boas práticas, conhecimentos e informações referentes à educação judicial e inovação no sistema de justiça; a socialização de iniciativas inovadoras e sustentáveis no que se referem à gestão educacional, ao currículo e à avaliação no âmbito da educação dos membros do poder judiciário; bem como o desenvolvimento de estratégias e ações colaborativas voltadas à excelência da tutela jurisdicional prestada, fazendo convergir as ações de aperfeiçoamento promovidas entre os seus membros.
Segundo a Enfam, a Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura representa um importante passo rumo à concretização do trabalho educativo em rede, a partir da institucionalização de ações de governança e liderança as quais, de forma articulada, promovem o desenvolvimento integral dos usuários, o aprimoramento das estratégias de comunicação interna e externa, a atualização da estrutura formação e dos mecanismos de gestão às novas tecnologias e metodologias de inovação, bem como a interação, cooperação e o fortalecimento de parceria com outras instituições públicas e privadas, conforme preconizado no Planejamento Estratégico das Escolas Judiciais e de magistratura 2021-2026.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: fotografia colorida registrando a equipe da Esmagis-MT posando para foto. Eles estão em pé. Ao lado, um telão com a frase: Encontro com Direção e Coordenação das Escolas Judiciais e da Magistratura. Segunda imagem: fotografia colorida mostrando os magistrados que estão participando do encontro. Eles estão em pé, posicionados lado a lado, em um semicírculo.
Lígia Saito (com informações da Enfam)
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)