Connect with us

MATO GROSSO

Escola quilombola de Nossa Senhora de Livramento inicia aulas de robótica

Publicado

em

Estudantes da Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição Arruda, localizada em Nossa Senhora do Livramento (MT), começaram nesta sexta-feira (25.08) a ter aulas do programa de robótica educacional SIMROBÓTICA, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MT). Na unidade, 475 crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental e médio vão ser beneficiadas.

Na primeira quinzena de agosto, os educadores passaram por capacitação para implementar o programa na unidade escolar. Participaram seis educadores e um representante da equipe gestora. No decorrer do semestre, haverá outras formações de atualização.

Segundo o professor Wellerson Davi Dos Santos Deniz, os estudantes estão muito entusiasmados com as práticas tecnológicas, o que mobilizou toda a comunidade escolar.

“Como é escola de tempo integral, no período da tarde aplicamos a aula de robótica. Desenvolvemos atividades e competições de como calcular o tempo e a distância, por exemplo”, frisou.

De acordo com o orientador do programa SIMROBÓTICA, Kássio de Almeida, o professor de robótica é fundamental para o desenvolvimento do programa na escola quilombola.

“Ele abraçou literalmente a robótica na escola. É gratificante ver a atenção que ele dá para os estudantes, o processo de aprendizagem e a robótica como método diferente para chamar a atenção dos estudantes para as novas tecnologias educacionais”, comentou.

Para o secretário de Estado da Educação, Alan Porto, o início das aulas nesta unidade reforça a preocupação e o compromisso da Seduc em promover aos estudantes acesso às novas tecnologias.

“A robótica na escola é um grande diferencial, pois, desenvolve o pensamento computacional e ensina habilidades e competências importantes para toda a vida”, comentou.

O programa de educação tecnológica e robótica educacional SIMROBÓTICA é focado no STEAM (sigla correspondente às palavras: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) com metodologia totalmente alinhada à BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

São utilizados conjuntos educacionais da LEGO Education. Por meio destes kits, compostos por diversas peças, sensores, motores e uma placa que permite programar o funcionamento dos modelos montados, a robótica educacional dá ao estudante a oportunidade de desenvolver a criatividade com a montagem do próprio projeto.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora