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Escola Municipal de Teatro/Sistema Faces de Ensino foi selecionada para se apresentar na mostra nacional a_ponte – Cena do Teatro Universitário do Itaú Cultural na cidade de São Paulo.

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O teatro desenvolvido em Primavera do Leste é modelo em todo Brasil, seja na representação dos seus grupos profissionais: Teatro Faces, Faces Jovem e Grupo Primitivos; seja no campo da formação com os incríveis 400 alunos atendidos por semestre a Escola Municipal de Teatro com o sistema Faces de Ensino. Abrindo as ações de 2024 o Espetáculo Sobre o Velho Novo Costume que tem direção de Ana Paula Dorst e foi selecionado para compor a programação do a_ponte – Cena do Teatro Universitário do Itaú Cultural, na cidade de São Paulo. O evento, que ocorre entre os dias 23 e 27 de janeiro, destaca-se como uma vitrine para a renovação da cena teatral, reunindo estudantes de artes cênicas de todo o país.

A Escola Municipal de Teatro de Primavera do Leste é uma realização da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult). A escola trabalha com oficinas de teatro de maneira gratuita em diversos espaços do município somando 12 polos, atingindo, inclusive, a zona rural em dos mais bonitos projetos de garantia de acesso. Trabalhando de forma integrada com a sociedade, atuando dentro das escolas municipais, estaduais e projetos sociais, agregando parcerias de ações de teatro para o desenvolvimento de crianças (a partir de 5 anos de idade) e de adolescentes, fomentando conscientização cidadã e formação cultural. Fundada em 2010, a Escola completa 14 anos em 2024 e desde sua fundação trabalha pedagogicamente através da montagem de espetáculos (prática) e na importância de todos participarem de todas as etapas da montagem. Traz situações interessantes como direção compartilhada em todas as turmas e, principalmente, os professores que atuam hoje na escola, surgiram nos próprios polos da escola.

A turma responsável por levar a produção teatral de Primavera do Leste/MT para o palco do Itaú Cultural é composta por alunos e alunas do Núcleo de Experimentação Artística, uma das 24 turmas da Escola Municipal de Teatro. Sob a condução da Professora Ana Paula Dorst, esses jovens atuantes têm se dedicado a criação cênica do espetáculo desde o ano de 2022, resultando em uma montagem no formato híbrido, na qual o fazer teatral presencial e online se entrecruzam, a qual é fundamentado na atual pesquisa de doutorado da professora.

A apresentação da Escola Municipal de Teatro está marcada para o dia 24 de janeiro, às 20h00, na Sala Itaú Cultural. O espetáculo, intitulado ‘Sobre o Velho Novo Costume’, traz questões que promete emocionar e surpreender o público, levando consigo a essência e a expressividade das artes cênicas de Primavera do Leste para o coração cultural de São Paulo.

 

Ficha Técnica

Encenação: Ana Paula Dorst

Concepção e execução de Iluminação: Kiko Sontak

Figurino: Ana Paula Dorst

Sonoplastia: Marcione Neves 

Texto: Livre adaptação da obra Aquele que diz sim/Aquele que diz não de Bertolt Brecht.

Atuantes: Carla Oliveira, Antonio Junior, Allan Bottega, Michael Douglas, Giovanna Frota, Marcione Neves, Raquel Elias, Camila Wandscheer.

Fotografia: Fred Gustavos

Fonte: Cultura

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

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Fonte: Nacional

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