A Escola Estadual Professor João Crisostomo de Figueiredo, localizada no Bairro Dr. Fábio, em Cuiabá, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), está promovendo a 1ª Expo Enem, uma feira de ciências e profissões voltada para os estudantes do ensino médio. O evento começou nesta quinta-feira (26.10) e vai até sexta-feira (27.10), na quadra de esportes da escola.
Com a proximidade das provas do Enem, que acontecerá entre os dias 5 e 12 de novembro, a feira busca oferecer informações importantes sobre as diferentes áreas de conhecimento e carreiras profissionais. Os estudantes terão a oportunidade de participar de palestras e demonstrações feitas por profissionais de diversas áreas, como saúde humana e animal, educação, engenharia, direito, administração, entre outras.
“Essa é uma ótima oportunidade para os estudantes conhecerem as diferentes possibilidades de formação e carreira, além de tirarem dúvidas e receberem orientações sobre o processo seletivo de instituições que oferecem cursos universitários ou técnicos”, disse o secretário-adjunto Executivo da Seduc, Amauri Monge Fernandes.
O diretor da escola, Alex Rufino da Silva, ressaltou que a unidade de ensino está empenhada em proporcionar um ambiente acolhedor aos 750 estudantes divididos entre o ensino fundamental II e ensino médio, visando auxiliá-los na escolha de suas futuras profissões e no planejamento de suas carreiras.
“A expectativa é que a nossa primeira feira seja um sucesso e contribua para o êxito dos estudantes no Enem e na continuidade dos seus estudos”, afirmou.
Interessada pela área da saúde, a estudante Agda Gabriele Oliveira, 15 anos, teve a oportunidade de conhecer os cursos de fisioterapia e enfermagem. Para ela, ter contato com profissionais da área médica reforça o interesse pela atividade que pretende seguir. “Meu sonho é ser médica e está sendo bom ver de perto algumas ações sobre o que mais quero fazer na vida, que é cuidar da saúde de pessoas”, disse.
Já Alana Cristina, 16 anos, pensa em ter o seu próprio negócio na área de confeitaria. “É uma profissão que me atrai desde criança e, agora no Ensino Médio e me preparando para o Enem, vejo que esse sonho está cada vez mais perto de se realizar”. Para a estudante, empreender em algo que a faz se sentir realizada é uma meta de vida. “Vou ser o que sempre sonhei”.
Esteffany Lorrane, 16 anos, se sente pronta para fazer o Enem e tem diversos planos. Pensa em ser advogada ou tentar carreira como oficial da Polícia Militar.
“O importante é escolher a profissão que me fará bem e não apenas financeiramente”. De acordo com ela, é fundamental fazer escolhas o quanto antes e a Expo Enem está ajudando neste ponto. “Aqui temos contato direto com várias universidades e podemos tirar dúvidas também”.
A Expo Enem também conta com estandes de instituições de ensino técnico e profissionalizante, que mostram as opções de cursos técnicos disponíveis e as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, entre elas o Senai, Senac, Unemat, Ceteps – Rede de Ensino Técnico, Unifecaf, Faculdade Fasipe, Super Estágios, além da participação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), com a carreta do MT Ciências.
As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.
Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.
Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.
O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.
“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.
“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.
Tolerância Zero
Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.
As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.
Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).
A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.