Connect with us

MATO GROSSO

Escola dos Servidores do Poder Judiciário capacita mais de 12 mil servidores em 14 meses

Publicado

em

Desde o início da atual gestão, presidida pela desembargadora Clarice Claudino da Silva, a Escola dos Servidores “Desembargador Ataíde Monteiro da Silva”, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), tem conseguido cumprir o cronograma de ações de seu “Plano de Capacitação 2023/2024” e os números impressionam. Em 2023 foram 11.871 participações de servidores e servidoras em ações de capacitação em todo o Estado. Somente nos três primeiros meses de 2024 (até 18 de março), 871 servidores (as) já participaram de alguma atividade pedagógica.
 
São capacitações em serviço, oficinas de trabalho/workshop, palestras, cursos online e presencial e congressos. O público alvo é de servidores efetivos e, em situações excepcionais, comissionados, credenciados, contratados, terceirizados e estagiários.
 
De acordo com a coordenadora da Escola dos Servidores, Andrea Marcondes Alves, a Escola se empenha no cumprimento das metas do Plano de Capacitação e com isso, fazer com que os servidores (as) estejam mais bem preparados para uma prestação de serviço mais efetiva e transparente.
 
“A capacitação profissional não é apenas um evento isolado, mas um compromisso contínuo com o crescimento pessoal e organizacional. Ao investir na capacitação dos colaboradores, o Tribunal de Justiça pode criar um ambiente que fomenta o desenvolvimento, o engajamento e a alta performance da equipe. Assim, podemos contribuir para termos uma Justiça mais inclusiva, moderna e resolutiva para todos os cidadãos e cidadãs mato-grossenses”, afirmou a coordenadora.
 
A assessora para assuntos pedagógicos da Escola, Danielle Zark Borges, informou que em 2023 foram realizados 117 cursos presenciais, por videoconferência e EAD (Educação à Distância), resultando em 300 turmas e 11.871 participações em ações de capacitação em todo o Estado.
 
Em 2024 foram realizados até 18 de março, 12 cursos, com 23 turmas e 871 participações em ações de capacitação.
 
“Temos seguido o cronograma do Plano, que é um documento norteador, mas ele não esgota as demandas, que nos chegam o tempo todo. Procuramos, de maneira priorizada, executá-las conforme tempo e disponibilidade financeira”, comentou Danielle Zark.
 
São oferecidos cursos à distância sobre assuntos que vão da Ciência de Dados (do Básico ao Avançado), passando por Liderança Humanizada e Excelência em Atendimento, até Língua Portuguesa aplicada à linguagem jurídica e redação oficial, Pacote Office (Word, Excell e Powerpoint) e Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
 
Estrutura – A Escola dos Servidores foi criada pela Lei Complementar nº 301, de 15 de janeiro de 2008. Instalada numa nova e moderna estrutura anexa ao Tribunal de Justiça, com mais de 1.300 metros quadrados de área construída, comporta seis salas de aula, com 45 vagas cada, sendo que três delas podem ser revertidas para formar um auditório com capacidade para 150 pessoas. Também foram instalados na Escola do Servidor uma sala de reunião e dois laboratórios de informática que comportam, ao todo, 54 usuários.
 
Plano de Capacitação – É um dos instrumentos de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (Resolução n.192/CNJ) que dispõe sobre a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário. Para elaboração do Plano de Capacitação do Biênio, foi realizado um levantamento nas diversas áreas de atuação do Poder Judiciário para coleta dos treinamentos e cursos.
 
Os resultados obtidos foram alinhados às seis competências destacadas na Gestão de Competência: comprometimento com a instituição, foco em resultados, foco no cliente, inovação, liderança e trabalho em equipe.
 
Marcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Kit da  6ª Corrida do Judiciário deve ser retirada antecipadamente

Publicado

em

Por

Os preparativos para a 6ª Corrida do Judiciário entram na fase final com a entrega dos kits nos dias 8 e 9 de novembro, das 12h às 20h, na loja Beto Sports, no 1º piso do Shopping Pantanal.  O evento, idealizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e realizado pela Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), será neste domingo (10 de novembro), com largada em frente ao Fórum de Cuiabá, às 6h30. Neste ano, o percurso será de 6 km para a corrida e de 3 km para a caminhada.
 
Os participantes da 6ª Corrida do Judiciário devem se atentar às datas e local de entrega dos kits, pois não haverá entrega no dia da corrida, antes da largada. Cada kit inclui uma camiseta, produzida pela marca cuiabana Onng, além de um chip e o número de peito.
 
A retirada do kit deverá ser realizada pelo próprio atleta, com a apresentação obrigatória de documento de identificação com foto e comprovante de inscrição paga. Caso seja feita por um terceiro, o portador deverá levar cópia de documento oficial com foto e o comprovante da inscrição.
 
Percurso – A largada da corrida e da caminhada será em frente ao Fórum da Capital, na Avenida Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes, no Centro Político Administrativo, em direção ao Parque das Águas. Dois pontos de hidratação estarão à disposição dos participantes.
 
Os atletas da corrida, com percurso de 6 km, seguirão sentido à Assembleia Legislativa, para a Avenida Hélio Ribeiro até a entrada do parque, onde farão o contorno do lago e acessar novamente a avenida, já no bairro Residencial Paiaguás. O trajeto continua em direção ao Detran-MT, com contorno de todo o complexo do Departamento de Trânsito e saída pelo portão 2, onde farão o retornam à avenida Desembargador Milton Figueiredo em direção ao Fórum, para a linha de chegada.  
 
Os participantes da caminhada de 3 km farão o mesmo trajeto até a Assembleia Legislativa, mas ao invés de seguir em frente, os atletas farão a volta na rotatória em frente à Casa de Leis e retornarão para o Fórum, pela mesma avenida.  Ao longo de todo o percurso, serão instalados seis “pontos de hidratação”.
 
 
O evento também conta com a parceria da Federação Mato-grossense de Atletismo, Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) e Polícia Militar (PMMT).
 
ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. A imagem é um cartaz promocional da “6ª Corrida do Judiciário 2024”. Na parte superior, há um logotipo com duas figuras correndo, uma masculina e outra feminina, com o nome do evento “6ª Corrida do Judiciário 2024” escrito ao lado delas. Abaixo do logotipo, o texto “ENTREGA KIT” é exibido em destaque. Mais abaixo, há uma caixa contendo o logotipo e o nome de “Beto Sports”, juntamente com o local “Pantanal Shopping 1º Piso”. Na parte inferior do cartaz, são fornecidas as datas e horários de entrega: “Data da Entrega: 8 e 9/11” e “Horário: 12h às 20h”.
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora