Connect with us

MATO GROSSO

Escola de Governo lança curso de Power BI para análise de dados e desenvolvimento de dashboards

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) abriu inscrições para o curso de Análise de Dados e Desenvolvimento de Dashboards no Microsoft Power Business Intelligence (BI). Os interessados têm desta segunda-feira (15.01) até dia 24 deste mês para se inscreverem, conforme a disponibilidade de vagas.

O público-alvo são servidores estaduais que realizam os planejamentos na administração pública estadual de Mato Grosso. São ofertadas 20 vagas. As inscrições são apenas online e podem ser realizadas neste link.

Conforme o coordenador de Gestão Educacional da Escola de Governo, Adriano Sabino Gomes, o curso é resultado de um levantamento realizado sobre a necessidade de capacitação dos servidores para as demandas de trabalho das unidades.

As aulas serão realizadas nos dias 29, 30 e 31/01, na modalidade presencial, nos períodos matutino e vespertino, com local a ser informado no e-mail de confirmação de matrícula após inscrição. Os participantes precisam levar computador.

Com uma abordagem temática inédita, o curso faz parte da série de capacitação prevista no planejamento 2024 da Escola de Governo, que visa a qualificação profissional.

A certificação possui carga horária de 24 horas.

Power Business Intelligence

Lançado em 2015 pela Microsoft, o Power BI é uma tecnologia usada em estratégias de gestão e governança. Um software que desempenha funções semelhantes àquelas do Excel, porém com funcionalidades ampliadas.

A ferramenta potencializa a eficiência na organização de dados, tornando essas informações visualmente mais atrativas, intuitivas e interativas. Ao unir eficiência e estética, a tecnologia digital colabora para uma assimilação de cenários e ajuda nas tomadas de decisões.

Além disso, a abordagem do curso desafiará os participantes a autonomia frente às soluções analíticas digitais, perspectiva conhecida como Self-Service BI.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Operação Dupla Aliança mira associação criminosa de traficantes e cumpre 72 mandados judiciais

Publicado

em

Por

Policiais civis estão nas ruas de Primavera do Leste, desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (01.11), para cumprir 72 mandados judiciais da Operação Dupla Aliança, coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município, contra um grupo investigado por tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico e lavagem de capitais.

Foram deferidos 32 mandados de prisões, 34 de buscas e bloqueio de contas bancárias de quatro pessoas físicas e duas empresas. Os mandados são cumpridos em Primavera do Leste, Cuiabá e Várzea Grande.

O nome da operação faz referência aos dois principais investigados pela Polícia Civil, marido e mulher, que atuam como gerentes de uma facção no município de Primavera do Leste, exercendo uma aliança na vida conjugal e também no crime.

A investigação que culminou com a Operação Dupla Aliança começou com a prisão em flagrante de M.P.A.S., 23 anos, em março deste ano, por tráfico e posse ilegal de arma de fogo. A partir da análise de informações obtidas com a prisão, a equipe policial identificou a existência de uma rede de tráfico de drogas com suspeitos em papéis específicos e interconectados.

O investigado preso em março exerce o papel de gerente na distribuição de maconha, associado com a esposa C.A.. de 22 anos, que ajuda na contabilidade do tráfico. Foi apurado ainda que a mulher também coordena uma rede de fornecimento de drogas para traficantes do sexo feminino na cidade. Um irmão dela também faz parte do grupo conta com um irmão da investigada, que atua no aparato logístico das ações criminosas.

C.A. fazia toda movimentação e logística do tráfico de drogas pelo aplicativo de conversas WhatsApp, onde combinava a venda e distribuição das drogas em grandes quantidades aos demais traficantes da região.

“Na investigação ficou demonstrada a forma como os traficantes agem e anunciam as drogas, dedicando-se como se a atividade profissional fosse a traficância de drogas, isto é, o meio de vida do grupo”, pontuou o delegado da Derf, Rodolpho Bandeira.

A Derf de Primavera do Leste identificou 34 suspeitos envolvidos direta e indiretamente no tráfico e associação para o tráfico. A maioria dos investigados vende de forma explícita os entorpecentes por meio de aplicativo de mensagens.

Lavagem de capitais

A investigação da Derf de Primavera do Leste apontou que a associação criminosa usou duas empresas, uma delas em Cuiabá, para receber e movimentar os valores da venda de entorpecentes, indicando o crime de lavagem de dinheiro.

A Derf apontou que parte dos investigados está diretamente ligada à lavagem de dinheiro, fazendo as transferências dos valores do tráfico para empresas fictícias.

A Operação Dupla Aliança conta com efetivo das Delegacias da Regional de Primavera do Leste e apoio operacional das regionais de Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis, Cuiabá, Várzea Grande e Gerência de Operações Especiais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora