Connect with us

MATO GROSSO

Escola de Governo de Mato Grosso capacita servidores para análise de dados digitais

Publicado

em

A Escola de Governo de Mato Grosso capacitou 20 servidores para análises avançadas de dados digitais. O curso Dashboard em Power Business Intelligence (Power BI) foi ministrado na Escola Superior de Advocacia (ESA-OAB), entre os dias 29 e 31 de janeiro. Participaram gestores e técnicos que atuam no monitoramento e controle das entidades e órgãos estaduais.

O objetivo é potencializar a eficiência dos serviços prestados à sociedade mato-grossense. “Dashboards proporcionam ao gestor público a tomada de decisões embasadas nos históricos dos dados produzidos pelo próprio setor, com base nos principais indicadores de controle”, destacou o fiscal do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Flávio Barcelos.

Além disso, ele ressaltou que a estratégia colabora com o princípio da transparência de informações públicas. “É possível tornar esses dados disponíveis de maneira clara e concisa à população, cumprindo a premissa de transparência das ações e do acesso à informação”, pontuou Barcelos, facilitador do curso.

O cidadão ganhará mais acessibilidade à informação e a administração pública mais celeridade, o que resulta em mais eficiência nos processos de governança. Assim, a ideia é que o Power BI seja cada vez mais adotado pelas unidades do Poder Executivo, a exemplo da difusão que acontece no Indea como também nas secretarias estaduais de Educação e Saúde.

A gestora governamental Geisa Laura Magalhães, que atua na Casa Civil, foi uma das alunas do curso. Apesar de saber sobre Power BI, nas aulas ela conheceu outras funcionalidades e aplicações da ferramenta. “Certamente o conhecimento adquirido vai agregar muito positivamente nas metodologias que eu aplicarei daqui em diante nas atividades do meu trabalho”, afirmou.

Somente em 2023, a Escola de Governo ofertou mais de 205 cursos voltados para diferentes áreas do serviço público, com ênfase na formação e capacitação profissional. De diferentes órgãos estaduais, os servidores que fizeram o curso afirmaram que permanecerão em diálogo para o aperfeiçoamento da aprendizagem no uso das ferramentas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Fórum Intersetorial debate gestão democrática do ensino público

Publicado

em

Por

O Fórum Intersetorial de Acompanhamento dos Planos de Educação (Fiape) encerrou as atividades de 2024 com uma reunião na Sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, em 14 de novembro, conduzida pelo promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior, da 8ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa da Cidadania e coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) Educação. Foram debatidas a alteração legislativa que estabelece a gestão democrática do ensino público na educação básica conforme peculiaridade de estados e municípios; alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e estudo profissionalizante.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora