Connect with us

MUNDO

Erupção de vulcão na Islândia libera gás tóxico; mas perde intensidade

Publicado

em

Vulcão em erupção na Islândia libera fumaça tóxica
Getty Images

Vulcão em erupção na Islândia libera fumaça tóxica

O terremoto de magnitude 5,2 que atingiu a Islândia no domingo e desencadeou uma erupção vulcânica na península de Reykjanes no dia seguinta, segunda-feira (10), colocando autoridades locais e turistas em estado de alerta.

Segundo o Escritório Meteorológico da Islândia, a área já apresentava atividades sísmicas há alguns dias e as autoridades estavam monitorando a região. Esta é a terceira erupção vulcânica na região nos últimos dois anos.

Contuto, especialistas afirmam que desta vez, o abalo foi considerado uma “pequena erupção” e que ela teria sido causada pela movimentação dos magmas que se encontram abaixo do solo.

A erupção vulcânica na Islândia já apresenta redução nos níveis de intensidade, segundo especialistas. As autoridades alertaram para que turistas fiquem longe do local que atualmente expele “gás tóxico com risco de vida”.

A polícia islandesa restringiu o acesso ao vulcão e os moradores da península de Reykjanes foram encorajados a fechar janelas e desligar a ventilação, disse o departamento de proteção civil e gerenciamento de emergências na noite de segunda-feira.

A Islândia tem 33 sistemas vulcânicos ativos em seu território e registra, em média, uma erupção a cada cinco anos

  • Este último incidente ocorreu perto da montanha Litli-Hrutur, localizado a poucos quilômetros das últimas duas erupções em 2021 e 2022

A península de Reykjanes é desabitada e fica a cerca de 30 quilômetros da capital, Reykjavik. As autoridades locais pediram que a população evite visitar a área até que uma vistoria completa seja realizada.

A fumaça do vulcão chegou a cerca de 30 quilômetros de distância, mas o aeroporto internacional de Keflavik não foi afetado e segue operando normalmente. Hoje está prevista uma operação com cientistas da Guarda Costeira devem voar de helicóptero para inspeções no local da erupção para avaliar a situação atual.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora