Connect with us

Diamantino

Equipes de Limpeza do Pronto Atendimento recebem capacitação de Protocolo de Higienização de Superfície Hospitalar

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nos dias 24 e 25 de outubro uma capacitação de Protocolo de Higienização de Superfície Hospitalar para as equipes de limpeza do Pronto Atendimento de Diamantino. A qualificação foi realizada na unidade de atendimento e contou com a participação de 18 profissionais da área de limpeza, lavanderia e enfermagem.

De acordo com a coordenação de enfermagem da unidade, a capacitação teve por objetivo qualificar e certificar as equipes quanto às normas corretas, protocolos e categorias de higienização.

A coordenadora de enfermagem do Pronto Atendimento, Adelita Aguiar, falou sobre a importância desse cuidado primando a qualidade na saúde e bem-estar dos pacientes.

“A capacitação foi realizada com o intuito de aprimorar nosso corpo de trabalhadores quanto ao procedimento adequado de limpeza da unidade, promovendo qualidade tanto no atendimento quanto na saúde dos pacientes, além de ser uma oportunidade de contribuir para o aperfeiçoamento pessoal de cada membro envolvido.”

Uma das enfermeiras que ministrou o curso, Gislaine Andreia, mencionou algumas das técnicas do protocolo trabalhado de forma teórica e prática para os servidores.

“A capacitação desenvolvida foi baseada nas diretrizes estabelecidas pela Anvisa para higienização em unidades de saúde, abrangendo a biossegurança, uso adequado do equipamento de segurança e dosagem correta dos materiais de limpeza. Além disso, foi definida a periodicidade de limpeza para cada área.”

A servidora que trabalha na unidade há mais de 2 anos, Tatiane Rita Onori, falou sobre a importância dessa qualificação para o seu profissional.

“Conhecer e relembrar as técnicas daquilo que já realizo no meu dia a dia foi muito importante, sanar dúvidas quanto a procedimentos como por exemplo a dosagem correta dos materiais de limpeza e a forma adequada de retirada do lixo hospitalar será algo que levarei para minha vida toda eu só tenho a agradecer pelo cuidado prestado em realizar um curso completo.”

Ao final da capacitação os participantes receberam certificados.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Diamantino articula o desenvolvimento de um novo protocolo na saúde

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na quarta-feira, 30 de outubro, do encontro com o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) em Cuiabá-MT.

De acordo com o secretário de Saúde, Itamar Bonfim, o encontro teve como tema central a elaboração do “Protocolo de Prescrição de Medicamentos e Solicitação de Exames por Enfermeiro na Atenção Primária”.

“A iniciativa é inédita em nosso município e se tornará um projeto piloto a nível de Estado, com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames a serem realizados por enfermeiros na APS.”

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Bárbara Barroso, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atendimento no sistema de saúde e como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), a APS é crucial para a comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde.

Bárbara Barroso ainda destacou a importância do novo protocolo e o apoio das equipes para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez, em 28 anos, graças ao apoio do Secretário de Saúde Itamar Bonfim e ao empenho dos próprios enfermeiros da APS, estamos tornando institucional esse tipo de protocolo na APS.”

Ela ainda completou: “Dessa forma o profissional enfermeiro seja respaldado e ganhe mais autonomia diante das suas atribuições e a população possa ter mais acesso aos serviços de saúde de acordo com a agenda de cada ESF.”

Ainda segundo a Secretária Municipal de Saúde, a comissão composta por servidores da pasta está à frente da elaboração do projeto e conta com a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Diamantino (UNEMAT) e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso destacou que “O desenvolvimento do protocolo representa um avanço importante para a enfermagem em Mato Grosso, oferecendo uma base de suporte contínuo e orientação para que os enfermeiros desempenhem suas atividades de forma ainda mais eficazes.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora