Na reta final do processo de ambientação com números e outros dados das secretarias municipais, o prefeito eleito Alei Fernandes declarou que a equipe de transição de mandato está trabalhando no processo de alteração da estrutura organizacional de algumas pastas.
A afirmação foi feita durante a apresentação da Secretaria de Educação (Semed), realizada na manhã desta quarta-feira (23 de outubro), no Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor). Também integraram o momento de análise, junto aos líderes da Semed, a primeira-dama a partir de 2025, Mara Fernandes, que integra a equipe de transição, o procurador jurídico Alex Sandro Monarim, e o vereador eleito Rodrigo Materazzi.
Na reunião desta quarta, a titular da pasta de Educação, Lúcia Korbes Drechsler, apresentou toda a estrutura que garante o atendimento de 18.364 alunos na rede municipal de ensino. “O desafio envolve não apenas acompanhar o crescimento exponencial de Sorriso com a oferta de novas vagas, mas, simultaneamente seguir com ações que garantam a disponibilização de um ensino de qualidade, cuidando dos aspectos emocionais de alunos e professores, e da formação integral dos estudantes”, resumiu a secretária.
As quase duas dezenas de milhares de alunos ocupam 39 unidades escolares, sendo 16 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e 23 escolas. Deste universo, 5.733 estudantes utilizam o transporte escolar, tanto com os 41 veículos terceirizados e 63 da frota própria. “O uso do transporte coletivo também é estimulado entre os alunos, visto que isso também potencializa a utilização desta modalidade de transporte quando adultos, contribuindo assim para a mobilidade urbana”.
“Quero agradecer o trabalho que está sendo feito, quero parabenizar toda a equipe e informar que a intenção é potencializar ainda mais esse trabalho, sem milagre, sem muita mudança, mas de um jeito diferente”, adiantou Alei, acrescentando que entre as novidades está a formatação de uma pasta dedicada diretamente ao Planejamento, com olhar ainda mais focado na Ciência e na Tecnologia.
O novo gestor de Sorriso a partir de 2025 também declarou que ainda não há nomes definidos para as secretarias, mas o anúncio deve ser feito até o próximo mês, permitindo assim a consolidação do processo de transição.