Connect with us

MUNDO

Equador: criminoso ‘mais procurado do país’ desaparece da prisão

Publicado

em

José Adolfo Macias, líder do grupo criminoso Los Choneros
Reprodução/Forças Armadas do Equador

José Adolfo Macias, líder do grupo criminoso Los Choneros

O “prisioneiro mais procurado” do Equador desapareceu da prisão onde ele estava detido, informaram as autoridades do país nesse domingo (7). Uma operação foi lançada para localizar José Adolfo Macias, líder do grupo criminoso Los Choneros.

As forças armadas do país haviam afirmado que um dos presos da cadeia de Guayaquil estava desaparecido, informou o comandante nacional da polícia, general Cesar Zapata, em uma conferência de imprensa. Apesar de o nome do preso não ter sido mencionado pelo general, a promotoria disse que investigaria a “suposta fuga” de Macias.

Também conhecido como “Fito”, o criminoso foi condenado a 34 anos de prisão, em 2011, por crimes como tráfico de drogas e homicídio.

O Los Choneros é uma organização criminosa que tem sido ligada a extorsões, assassinatos, tráfico de drogas, entre outros crimes. O grupo ainda é acusado de controlar as principais prisões do país.

“Estamos gratos pela coragem e empenho das forças policiais, que, numa operação que envolveu mais de 3.000 pessoas, intervieram na prisão em busca do prisioneiro mais procurado”, disse o porta-voz presidencial Roberto Izurieta a jornalistas.

No Equador , organizações criminosas constantemente entram em conflito nas prisões superlotadas. Conforme números oficiais, mais de 400 presidiários morreram desde 2021.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora