Connect with us

Cuiabá

Entrega da reforma geral da EMEB São Sebastião é transferida para nova data

Publicado

em

A entrega da reforma da EMEB São Sebastião para a comunidade marcada para esta terça-feira (7), às 18h30, foi transferida para uma nova data ainda não divulgada. A unidade é a 24º obra (entre reformas e reconstruções) a ser entregue pela gestão Emanuel Pinheiro. Localizada no bairro São Sebastião, na Regional Sul, a obra foi realizada 100% com recursos próprios do Município, em duas etapas.

Na primeira etapa, iniciada em julho de 2020, foi feita a troca de todo o telhado, instalação de telhas isotérmicas, troca do forro de madeira para forro em PVC, reforma das instalações elétricas e construção de um novo reservatório para duas caixas de água de 10.000 litros cada uma. A segunda etapa da obra teve início em 2022 com novas intervenções.

A unidade educacional teve todo o setor administrativo reorganizado, ganhou novo acesso com pórtico coberto, muro com gradil nylofort, rampa de acessibilidade e sinalização tátil, banheiros feminino e masculino, e dois (02) novos banheiros PCD’s. Toda a cozinha e área de serviço foram reformados e a unidade ganhou novos abrigos de lixo e de gás. O antigo reservatório de água foi demolido.

Todas as esquadrias foram reparadas ou trocadas, a unidade recebeu pintura nova e a quadra poliesportiva foi reformada.

Os estudantes ganharam um novo parquinho. A unidade recebeu paisagismo, além de adequação dos sistemas de drenagem, esgoto e novo acesso de serviços.

Com a reforma geral, foi realizado um remanejamento dos ambientes, ampliando o espaço das salas de aula que anteriormente eram menores que o tamanho padrão, melhorando com isso o atendimento aos estudantes mas mantendo o mesmo número de salas de aula.

A unidade, antigamente com 1.192,82 m2 de área construída tem agora 1.356,56 m2 com sala multifuncional em dimensões adequadas para o pleno funcionamento das atividades, e ainda sala de leitura com acervo variado e obras de autores mato-grossenses, do Projeto Cantinho Cuiabano.

Os estudantes do 1º ao 5º Ano, do Ensino Fundamental ganharam ainda um Laboratório Didático Móvel do Programa ProCiência. O programa promove a articulação pedagógica fundamentada na estimulação da curiosidade e da aprendizagem dos estudantes com atividades práticas de ciências da natureza.

A cozinha e refeitório passaram por readequações da disposição interna. Foram trocados todos os acabamentos, construído um paneleiro em alvenaria com prateleiras de granito e aumentada a área de bancada para instalação de mais cubas. Na despensa de alimentos, foram instaladas novas prateleiras em granito e ar condicionado para armazenamento dos alimentos perecíveis secos. A área destinada ao refeitório foi ampliada com o remanejamento de ambientes.

A escola possui acessibilidade conforme a NBR 9050/2020 com circulações e rotas de fuga conforme normativas dos bombeiros e contará com sistema de combate e prevenção de incêndio.

A unidade ganhou novos aparelhos de ar condicionado de 12.000 BTUs e 18.000 BTUs do Programa Climatizar é Humanizar além de novos mobiliários administrativo e escolar, e outros equipamentos.

A EMEB São Sebastião atende 482 estudantes da Pré-Escola, e do 1º ao 6º Ano do Ensino Fundamental dos bairros São Sebastião (Residencial Avelino L. Barros), Pascoal Ramos (Residenciais Alice Novak e Aguas Claras) e Manduri (Residenciais Salvador Costa Marques, Belita Costa Marques e Ilhas Canárias).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora