Connect with us

Cuiabá

Entrega da reforma geral da EMEB São Sebastião é transferida para nova data

Publicado

em

A entrega da reforma da EMEB São Sebastião para a comunidade marcada para esta terça-feira (7), às 18h30, foi transferida para uma nova data ainda não divulgada. A unidade é a 24º obra (entre reformas e reconstruções) a ser entregue pela gestão Emanuel Pinheiro. Localizada no bairro São Sebastião, na Regional Sul, a obra foi realizada 100% com recursos próprios do Município, em duas etapas.

Na primeira etapa, iniciada em julho de 2020, foi feita a troca de todo o telhado, instalação de telhas isotérmicas, troca do forro de madeira para forro em PVC, reforma das instalações elétricas e construção de um novo reservatório para duas caixas de água de 10.000 litros cada uma. A segunda etapa da obra teve início em 2022 com novas intervenções.

A unidade educacional teve todo o setor administrativo reorganizado, ganhou novo acesso com pórtico coberto, muro com gradil nylofort, rampa de acessibilidade e sinalização tátil, banheiros feminino e masculino, e dois (02) novos banheiros PCD’s. Toda a cozinha e área de serviço foram reformados e a unidade ganhou novos abrigos de lixo e de gás. O antigo reservatório de água foi demolido.

Todas as esquadrias foram reparadas ou trocadas, a unidade recebeu pintura nova e a quadra poliesportiva foi reformada.

Os estudantes ganharam um novo parquinho. A unidade recebeu paisagismo, além de adequação dos sistemas de drenagem, esgoto e novo acesso de serviços.

Com a reforma geral, foi realizado um remanejamento dos ambientes, ampliando o espaço das salas de aula que anteriormente eram menores que o tamanho padrão, melhorando com isso o atendimento aos estudantes mas mantendo o mesmo número de salas de aula.

A unidade, antigamente com 1.192,82 m2 de área construída tem agora 1.356,56 m2 com sala multifuncional em dimensões adequadas para o pleno funcionamento das atividades, e ainda sala de leitura com acervo variado e obras de autores mato-grossenses, do Projeto Cantinho Cuiabano.

Os estudantes do 1º ao 5º Ano, do Ensino Fundamental ganharam ainda um Laboratório Didático Móvel do Programa ProCiência. O programa promove a articulação pedagógica fundamentada na estimulação da curiosidade e da aprendizagem dos estudantes com atividades práticas de ciências da natureza.

A cozinha e refeitório passaram por readequações da disposição interna. Foram trocados todos os acabamentos, construído um paneleiro em alvenaria com prateleiras de granito e aumentada a área de bancada para instalação de mais cubas. Na despensa de alimentos, foram instaladas novas prateleiras em granito e ar condicionado para armazenamento dos alimentos perecíveis secos. A área destinada ao refeitório foi ampliada com o remanejamento de ambientes.

A escola possui acessibilidade conforme a NBR 9050/2020 com circulações e rotas de fuga conforme normativas dos bombeiros e contará com sistema de combate e prevenção de incêndio.

A unidade ganhou novos aparelhos de ar condicionado de 12.000 BTUs e 18.000 BTUs do Programa Climatizar é Humanizar além de novos mobiliários administrativo e escolar, e outros equipamentos.

A EMEB São Sebastião atende 482 estudantes da Pré-Escola, e do 1º ao 6º Ano do Ensino Fundamental dos bairros São Sebastião (Residencial Avelino L. Barros), Pascoal Ramos (Residenciais Alice Novak e Aguas Claras) e Manduri (Residenciais Salvador Costa Marques, Belita Costa Marques e Ilhas Canárias).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora