Connect with us

Cuiabá

Entrega da ‘Pesquisa de Percepção’ do SEBRAE-MT capacita a SMATED para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes em Cuiabá

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED) recebeu nesta segunda-feira (6) um produto de extrema importância para a capital mato-grossense: a “Pesquisa de Percepção”, realizada pelo Sebrae-MT. Essa pesquisa consiste em entrevistas realizadas com os cidadãos da capital mato-grossense, abordando uma série de questões relacionadas à visão deles sobre o município. A entrega foi realizada pela analista técnica de Políticas Públicas do Sebrae, Mayra Piovesan, que foi recebida pela secretária adjunta da pasta, Cácila Nassarden.

A analista do Sebrae explicou que as entrevistas abordaram temas críticos, como a percepção dos problemas enfrentados pelo município, a situação do empreendedorismo local, a economia, os benefícios repassados pelo governo federal e seu impacto na economia local, além de considerações sobre a saúde e a infraestrutura.

“Esses são fatores que desempenham um papel fundamental na vida dos cidadãos e na maneira como eles percebem o lugar onde vivem. A pesquisa foi conduzida presencialmente e contou com a participação de 2.367 pessoas, representando uma ampla variedade de perspectivas. Além disso, a amostra foi estratificada por regiões, abrangendo o leste, sul, oeste e norte da cidade. Para obter uma compreensão abrangente, a equipe também realizou visitas à zona rural de Cuiabá para ouvir a perspectiva das pessoas nessas áreas, que muitas vezes são negligenciadas em pesquisas desse tipo”, explicou Mayra.

Ela revelou ainda que, após a coleta de dados, foi realizado um trabalho de compilação e análise, que incluiu a organização do material, verificação ortográfica, avaliação de coesão e coerência nos relatórios e a estratificação dos resultados com base nos dados obtidos. “O objetivo era garantir que os dados fossem confiáveis e que as informações fossem apresentadas de forma clara e organizada no documento”.

Para a secretária adjunta, a importância desta pesquisa é inquestionável. “A ‘Pesquisa de Percepção’ fornece informações valiosas que permitem a nossa Secretaria e à Prefeitura compreender a visão da população sobre o município. Pretendemos aplicar esses dados em diversas áreas, abrangendo o Planejamento, Gestão e as políticas públicas em toda a Prefeitura. Certamente essa pesquisa facilitará aos gestores planejar ações que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, conforme preconiza a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro”, comentou Cácila.

Também participaram da reunião o diretor de Agricultura da SMATED, José Lídio, o diretor do SINE, Rafael Butarelli, o gerente do Cuiabanco, Dagmar Arantes, a diretora administrativa e financeira, Nayara Velasco e o auxiliar administrativo, Miguel Morais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora