Connect with us

MUNDO

Entrada de combustível em Gaza é proibida por Netanyahu

Publicado

em

Premiê de Israel, Benjamin Netanyahu
U.S. Government

Premiê de Israel, Benjamin Netanyahu


O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta quinta-feira (2) a recusa na autorização da entrada de combustível na Faixa de Gaza, apesar das declarações anteriores do chefe do Estado-Maior, Herzl Halevi, sobre a possível transferência supervisionada de combustível quando os hospitais locais enfrentassem escassez desse recurso vital.

A situação na Faixa de Gaza se agravou nos últimos dias, com relatos da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicando que 14 dos 36 hospitais na região estão atualmente inoperantes devido à falta de combustível ou danos causados por ataques.

Essa escassez de recursos tem colocado em risco a capacidade dos hospitais de fornecer tratamento médico adequado às vítimas do conflito.

Falando sobre o número crescente de mortes, a OMS também informou que o total de mortos devido à guerra na região ultrapassou dez mil em menos de um mês, com 9.061 mortes ocorrendo somente na Faixa de Gaza e 1.405 em Israel.

Em meio a esse cenário de conflito persistente, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um apelo inédito por uma “pausa” na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que agora entra no seu 27º dia.

O pedido de Biden ocorre em um contexto no qual cidadãos norte-americanos e de outros países pressionam por evacuações de zonas afetadas pelo conflito.


Biden destacou a necessidade de uma pausa na hostilidade, enfatizando que isso permitiria a saída de prisioneiros de Gaza, fazendo referência aos 239 reféns mantidos pelo Hamas.

Essa mudança de postura marca uma alteração na posição da Casa Branca, que anteriormente havia dito que não interferiria na forma como Israel conduz suas operações militares.

Em atualização

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora